Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

IFRN promove aula inaugural do curso Português Brasileiro para Estrangeiros

Curso é resultado da adesão e implementação do programa PLA em Rede (Conif)

Publicada em 27/08/2021 Atualizada há 1 ano

Estudantes recebidos pelo IFRN são da Universidade de Almería (Espanha)

Na manhã brasileira e tarde espanhola do dia 25 de agosto, o IFRN promoveu a aula inaugural do curso Português Brasileiro para Estrangeiros. O curso Português Brasileiro para Estrangeiros faz parte da adesão e implementação do programa Português como Língua Adicional - PLA em Rede. O programa foi lançado por meio do Edital nº 05, de maio de 2021, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), através de quatro de seus fóruns: Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter), Fórum de dirigentes de Ensino (FDE), Fórum dos pró-reitores de Extensão (Forproext) e Fórum dos gestores de Tecnologia da Informação (Forti). 

Com carga horária total de 250 horas, o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Português Brasileiro para Estrangeiros, a distância, é coordenado pelo professor Samuel de Carvalho Lima, juntamente com a coordenação de plataforma do professor Wagner de Oliveira e tutoria do professor Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva e das professoras Girlene Moreira e Luanna Melo Alves. No âmbito do IFRN, é ofertado a estudantes e servidores docentes e administrativos das instituições estrangeiras com as quais o IFRN mantém parceria Nesta primeira edição (piloto), os estudantes recebidos pelo IFRN são da Universidade de Almería (Espanha).

A Aula Inaugural foi ministrada pela docente Iaçonara Miranda de Albuquerque, professora de Língua Portuguesa do Campus Natal-Central do IFRN. Iaçonara é referência na instituição pelo trabalho que tem realizado com a recepção e acompanhamento de estudantes estrangeiros e o ensino de Cultura e Língua Portuguesa a esses estudantes. O assessor de Extensão e Relações Internacionais do IFRN (Aseri/Proex), Samuel Lima, registrou seus agradecimentos ao trabalho colaborativo e integrado que vem sendo desenvolvido junto às Pró-Reitorias de Extensão, Pesquisa e Ensino, e que tem sido fundamental para a fortalecimento da atuação da Aseri de forma transversal. Também registrou o agradecimento ao apoio do Campus Natal-Zona Leste (Ead) e à equipe de colaboração técnica que compõe as relações internacionais na Reitoria, que têm trabalhado para garantir a implementação dessa política nacional na instituição.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas