Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ações Estratégicas

Fórum reúne editores de revistas científicas do IFRN

Evento teve como objetivo debater ações de fortalecimento da área com ações estratégicas.

Publicada em 30/03/2022 Atualizada há 1 ano

A segunda edição do fórum está prevista para o início do segundo semestre de 2022

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, por meio da Coordenação da Editora IFRN, realizou o 1º Fórum de Editores de Periódicos do IFRN. O evento aconteceu no último dia 24 de março de 2022, em formato híbrido, com a proposta de reunir os editores das dez revistas científicas vinculadas ao portal institucional para debater ações de fortalecimento da área.

A programação incluiu a apresentação de um panorama de ações estratégicas e procedimentos técnicos planejados pela Coordenação da Editora para o ano de 2022. Dentre as iniciativas, destacam-se a atualização do software de gerenciamento e publicação das revistas, o Open Journal Systems (OJS), a apresentação do novo núcleo de apoio à diagramação e indexação das revistas, a disponibilidade de acesso aos editores a um aplicativo antiplágio, e as proposições para capacitação das equipes ao longo do ano. 

No segundo momento, os editores da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT), da Revista Cuca: saber em foco, da Empírica BR, da Geoconexões, e da Per.form[ar] participaram de uma roda de experiências, apresentando o planejamento anual e os avanços e desafios enfrentados a partir das sugestões elencadas na consultoria de gestão estratégica de periódicos, realizada em 2021. “O fórum vem se apresentar como um espaço importante para aproximar os editores dos processos de planejamento e tomada de decisão que envolvem o fortalecimento do nosso portal de periódicos”, explicou a coordenadora da Editora IFRN, Gabriela Raulino.

A segunda edição do fórum está prevista para o início do segundo semestre de 2022, trazendo como elemento novo a composição do comitê gestor do portal de periódicos do IFRN e a construção dos documentos de regulamentação das práticas vinculadas ao portal.

Portal de periódicos do IFRN

O Portal de Periódicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) abriga dez revistas científicas eletrônicas, indexadas em várias bases de dados. A expectativa é que ele seja reinaugurado com um novo layout no segundo semestre de 2022. 

As revistas científicas são aprovadas pelo Conselho Editorial da Editora IFRN e gerenciadas por sua própria equipe editorial. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), através da Coordenação da Editora IFRN, atualmente, atua no apoio à diagramação e formação na área de gestão estratégica das equipes.

O Portal de Periódicos é uma das frentes de difusão científica sob gestão da Coordenação da Editora (Coedi/Propi), que atua junto à Editora IFRN, à divulgação científica e aos eventos-técnico-científicos, como parte do compromisso institucional com o acesso aberto e a difusão do conhecimento. 

 Acesse

Portal de Periódicos do IFRN

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas