Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

Fórum de Validação: IFRN mantém oferta de cursos integrados em quatro anos

Decisão aconteceu durante o Fórum de Validação das Diretrizes Orientadoras para os Cursos Técnicos Integrados “Regulares”

Publicada por Max Praxedes em 17/10/2023 Atualizada há 7 meses

Nos dias 16 e 17 de outubro deste ano, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o Fórum de Validação das Diretrizes Orientadoras para os Cursos Técnicos Integrados “Regulares”. O Fórum foi sediado no Campus Parnamirim e contou com transmissão ao vivo pelo canal oficial do IFRN no Youtube.

O evento teve o objetivo de validar as diretrizes orientadoras para a definição das matrizes curriculares referenciadoras da oferta educacional; a reelaboração dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) e dos Projetos de Autorização de Funcionamento de Cursos (PAFC); e a revisão das Propostas de Trabalho das Disciplinas de Ensino Médio (PTDEM) e dos Planos de Disciplinas Técnicas (PDTEC).

Fórum de Validação das Diretrizes (2023)

Temporalidade e disciplinas

De acordo com a pró-reitora de Ensino do IFRN, professora Anna Catharina Dantas, foram diversas diretrizes votadas, todas elas validadas para que se inicie o processo de revisão dos cursos técnicos integrados. As diretrizes debatidas contemplaram a temporalidade, a organização das disciplinas do ensino médio ao longo dos quatro anos, além de outras disciplinas que complementam e que dão a base à formação técnica, de caráter integral, e que são importantes para os currículos: "Foi votada a permanência delas para o enriquecimento do nosso currículo de cursos técnicos, pensando realmente na formação mais ampla dos nossos estudantes", disse a gestora.

"Hoje fico muito feliz que estamos discutindo vários tópicos. Existem várias discussões sobre o porquê um aluno quer sair do IF na metade do curso. Vai envolver a aprendizagem, uma matéria específica, o que o IF está fornecendo para ele. Então, mexer na temporalidade por mexer na temporalidade, pegando superficialmente a questão de alunos que se evadem, é não querer discutir o cerne na questão. [É preciso] ver as ementas, a estrutura de cada Campus, como estão funcionando os auxílios, os estágios, porque é isso que faz o estudante pensar em sair, não é a temporalidade do curso", destacou Renato Dias, estudante do Curso Técnico em Informática no Campus Nova Cruz.

Fórum de Validação das Diretrizes (2023)

Diretrizes aprovadas

"As diretrizes aprovadas também consideram o olhar de que nós precisamos manter e melhorar o nosso fazer pedagógico, nosso fazer curricular, mas também com esse olhar sobre a sustentabilidade financeira na instituição, a partir da nossa matriz orçamentária. Entendemos que tivemos uma atuação muito importante de todas as delegações. Foi um fórum extremamente participativo, com um destaque para a participação qualificada dos nossos estudantes. Fizemos questão de ter um fórum em que os estudantes tivessem uma representatividade tão grande quanto a dos servidores, e que eles tivessem voz ativa neste processo", destacou Anna.

Durante as votações, cada uma das delegações tinha, em média, quatro servidores e três ou quatro estudantes. De acordo com Anna, a participação dos discentes foi bastante decisiva, com uma análise extremamente fundamentada e sólida, de quem vivencia na prática as ações promovidas pelo Instituto. As diretrizes aprovadas estarão disponíveis para a comunidade na versão final a partir do dia 23 de outubro deste ano.

"Acredito que, como eu tinha dito em todas as visitas aos campi, nossa oferta do Integrado precisa de ajustes, não é uma reforma necessariamente, e, sim, ajustes, que precisavam ser feitos com o olhar para o estudante, para melhorar o que nós já fazemos tão bem: proporcionar para o estudante uma formação ainda mais qualificada e também de forma que trouxesse um pouco mais de conforto mental, que é um aspecto que foi bastante relatado por eles nos diagnósticos que nós fizemos. Então, acredito que tivemos muito sucesso", finalizou a pró-reitora.

Fórum de Validação das Diretrizes (2023)

Exame de seleção 2024

Durante o Fórum, a pró-reitora de Ensino do IFRN, Anna Catharina, anunciou que o edital do processo seletivo para os Cursos Técnicos Integrados do Instituto será lançado nesta quarta-feira, dia 18 de outubro.

Acesse:

Palavras-chave:
Gestão
Cursos
Fórum

Notícias relacionadas