Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Arte e Cultura

Exposição celebra a cultura afrodescendente em Natal

A exposição "Pretitude, arte e orgulho: adupé-lewô-olorun" ocorre de 8 de maio a 7 de junho no Campus Natal - Cidade Alta

Publicada por Ramon Soares em 08/05/2023 Atualizada há 11 meses, 2 semanas

A partir do dia 8 de maio, o hall do Campus Natal - Cidade Alta do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) será palco da exposição "Pretitude, Arte e Orgulho: Adupé-Lewô-Olorun". A mostra é resultado do trabalho da Coordenação do Ateliê a Céu Aberto e dos acadêmicos do quinto período do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural do Campus.

Com objetivo de valorizar, produzir e reconhecer a cultura afrodescendente no estado do Rio Grande do Norte, a exposição faz parte do projeto de extensão "Ateliê a Céu Aberto: a transdisciplinaridade em artes visuais". A exposição apresenta um conjunto de obras criadas pelos artistas participantes do Ateliê em 2022, que expressam a temática da consciência negra, abordando a beleza, força e resistência da cultura afro-brasileira.

A exposição carrega no título uma expressão em Yoruba que significa "dar graças a Deus por ter conservado minha vida e a minha saúde até hoje". Com o título, a exposição celebra a diversidade de perspectivas e linguagens que cada artista desenvolveu para expressar sua visão sobre a cultura afrodescendente.

Em ocasião do vernissage da exposição que acontecerá no dia 8 de maio às 16 horas, o cantor Paulo Café fará uma apresentação com intermediações e discursos poéticos de Vital Nogueira.

A exposição "Pretitude, Arte e Orgulho: Adupé-Lewô-Olorun" ficará aberta ao público até o dia 7 de junho. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é para públicos de qualquer faixa etária. A mostra é uma oportunidade de conhecer e apreciar a riqueza e a complexidade da construção da história e da arte negra brasileira e potiguar.

Serviço

O quê: Exposição "Pretitude, arte e orgulho: Adupé-lewô-Olorun"

Quem: Coex – Projeto de extensão - "Ateliê a céu aberto: a transdisciplinaridade em artes visuais" e acadêmicos do 5° período do Curso Superior Tecnologia em Produção Cultural do IFRN, Campus Natal - Cidade Alta.

Quando: de 8 de maio a 7 de junho de 2022 - de segunda a sexta, das 8 às 18 horas

Vernissage: 8 de maio de 2022, às 16 horas

Onde: Campus Natal - Cidade Alta, Rua das Donzelas, 151, Bairro Rocas, Município do Natal - RN, 59012-190.

Entrada Franca e classificação indicativa: Livre

Informações: Instagram@atelieaceuaberto

Contatos

Fábio Duarte | (84) 99919-9342 | fabio.duarte@ifrn.edu.br (coordenador)

Adriele Dantas | (84) 99690-0915 | adrieledann@gmail.com

Priscylla Cristye | (84) 99915-6004 | priscylla.cristye@gmail.com

Palavras-chave:
Exposição
Campus Natal - Cidade Alta
Arte e Cultura

Notícias relacionadas