Esportes

Etapa regional dos JIF's 2023 reúne e integra estudantes de oito estados do Nordeste

Competições dos Jogos dos Institutos Federais acontecem até sábado, dia 30 de setembro

Publicada por Max Praxedes em 27/09/2023 Atualizada há 7 meses, 3 semanas

As atividades da Etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF's) foram iniciadas na segunda-feira, 25 de setembro, com o evento de abertura. A ocasião reuniu a comunidade interna e externa do Instituto e contou com a apresentação das delegações que estão participando, além do acendimento da tocha olímpica, símbolo da competição, e apresentação artística dos estudantes, promovida pela Comissão Organizadora dos Jogos.

Reunindo estudantes de oito estados do Nordeste, as disputas acontecem nos campi Natal-Central e Parnamirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), e na Pista de Atletismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A manhã do primeiro dia de competições, que aconteceu ontem (26), contou com disputas nas modalidades de Atletismo, Natação, Futebol, Futsal, Handebol e Vôlei. À tarde, as disputas foram nas modalidades de Atletismo, Natação, Futsal, Handebol, Basquete, Vôlei de Praia e Basquete.

Construir histórias

Tainá Raiane, estudante do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), iniciou as disputas, garantindo medalha de ouro. A aluna, que participa da sua primeira edição dos JIF's, desafiou a própria capacidade. "Eu pensei que não ia conseguir, mas consegui", contou. Além de mais medalhas no atletismo, única modalidade em que competirá, a discente espera que os próximos dias sejam bons e possibilitem integração entre todos os institutos: "Espero fazer muitas amizades e construir muitas histórias", completou.

"Minhas expectativas são muito boas em vários sentidos, mas [principalmente] no sentido de evolução como estudante e indivíduo", disse Cauã Borges, estudante do Instituto Federal Baiano. O aluno, que compete nas modalidades de basquete e arremesso de peso, acredita que as competições são um momento para "se tornar um vencedor". Apesar de reconhecer a importância do pódio, o atleta destaca o valor da vitória: "Você tem como vencer ganhando e você tem como vencer perdendo, entende? Para além da competição, para além do esporte, é um treinamento para a vida e isso me deixa muito feliz", destacou.

Jogos dos Institutos Federais - Etapa Nordeste (2023)

Para Sara Duarte, estudante do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), o nervosismo foi grande, mas que, após entrar na Pista de Atletismo, a tranquilidade apareceu: "Espero que o IFPE ganhe muitas medalhas, mas também espero que a galera ganhe os jogos na paz, na humildade também. Que seja tudo muito tranquilo", ressaltou a estudante, ao contar um pouco das expectativas para os próximos dias de competição.

A atleta Júlia Mauad, aluna do Curso Técnico em Edificações do Campus Natal-Central do IFRN, participa pela segunda vez dos JIF's. Em seu primeiro ano, Júlia conquistou seis títulos de 1º lugar, na modalidade Natação, e este ano, busca novas medalhas de ouro na etapa Nacional dos Jogos, que vai acontecer em Fortaleza (CE). "Essa é uma experiência incrível, que todo atleta deveria ter a oportunidade de viver, é uma semana de fortes emoções e aprendizados onde conhecemos e trocamos ideias com pessoas de outros estados. Acho muito importante o incentivo dos Institutos Federais em eventos esportivos, gerando novas oportunidades de convivência e prazer pelo esporte, mostrando a todos que além de ser uma ótima instituição de ensino, possui também um ótimo encorajamento desportivo", disse.

JIF's

Os Jogos fazem parte do sistema desportivo da Rede Federal que engloba desde os jogos intercursos no Campus até a etapa final nacional, que, neste ano, acontece em outubro, em Fortaleza. O objetivo é fomentar a prática de atividade física na vida do estudante como promotora da qualidade de vida e saúde, assim como promover por meio do esporte, o desenvolvimento de diversos atributos afetivos e sociais fundamentais para a vida.

Acesse:

Jogos