Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IFJOBS

Estudantes criam software para o cadastro de oportunidades no mundo do trabalho

Plataforma recebeu o nome de IFJobs em referência à qualidade de ensino da Instituição

Publicada em 30/09/2022 Atualizada há 1 ano

Delegação do Campus João Câmara no Connepi 2022

Com o objetivo de aproximar mais alunos e empresas, estudantes do Campus João Câmara criaram um software para melhorar a comunicação entre aluno, empresa e instituição de ensino. A plataforma chamada de IFJobs, para fazer alusão à formação de qualidade gerada pelo Instituto, tem seu funcionamento na web e permite uma criação de cadastro de vagas de emprego e de estágio e currículos de técnicos, tecnólogos e licenciados em curso de núcleo do Campus João Câmara. 

O professor Nickerson Fonseca, que faz parte da criação e desenvolvimento do software, destacou a sua importância. “O IFJobs surgiu da necessidade de estreitar os laços entre as empresas parceiras e o Campus João Câmara do IFRN. Algumas empresas relataram dificuldade na contratação de mão de obra qualificada na região do Mato Grande. Com isso, foi desenvolvido um sistema para cadastro de vagas, que podem ser desde vagas de estágio, utilizado como prática profissional pelos discentes do Instituto, até as vagas de emprego efetivo. Com a utilização deste sistema teremos um aumento de oportunidades para nossos discentes e egressos, permitindo seu acesso ao mercado de trabalho, aplicando os conhecimentos adquiridos nos cursos técnicos e superiores ofertados pelo IFRN, além de fortalecer a economia da região”, nos conta. 

A equipe de desenvolvimento do software também é composta pelos estudantes Lucas Mateus da Silva Fernandes e Pedro Gisélio de Oliveira Silva, e pelo professor Leonardo Vale de Araújo. Os alunos viajaram para o XIII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) para apresentar a plataforma e representar o Campus João Câmara. 

Connepi 2022 

A décima terceira edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) foi realizada entre 26 e 29 de setembro de 2022. O evento, organizado pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), trouxe a temática "Connepi que Transforma: Diversidade e Inclusão". 

O IFRN participou do evento e, através de três projetos expostos, pôde apresentar alguns dos trabalhos realizados no Instituto. Os projetos apresentados foram selecionados a partir do Edital N° 18/2022 - PROPI/RE/IFRN.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas