ROBÓTICA

Equipe do IFRN conquista troféu em competição de robótica em Portugal

O grupo foi premiado com 3º lugar pela melhor arquitetura robótica

Publicada em 07/05/2019 Atualizada há 12 meses

Equipe venceu a Olimpíada de Robótica do IFRN em 2018, realizada pela Secitex. Foto: cedida.

No último de 29 de abril, o professor João Moreno Vilas Boas, juntamente com os alunos André Anderson Queiroz e João Rafael Costa, do Campus Natal-Central, regressaram do Festival Nacional de Robótica, que ocorreu na cidade de Gondomar, em Portugal, com o troféu de terceiro lugar na competição. A equipe LAICA foi enviada para o torneio depois de terminar em 1º lugar na Olimpíada de Robótica do IFRN, realizada em 2018, na Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto (Secitex). Na bagagem, trouxeram o troféu pela modalidade “Rescue Line”, uma menção honrosa pela melhor arquitetura robótica do Festival.

O Festival Nacional de Robótica é um evento promovido pela Sociedade Portuguesa de Robótica que tem como objetivo a promoção da Ciência e Tecnologia junto aos jovens, professores e pesquisadores, através de competições de robôs autônomos. Servindo também como classificatória das equipes portuguesas para o “RoboCup”, competição de robótica de âmbito mundial. A participação na competição veio de parceria do IFRN, através das Pró-Reitoria de Ensino e de Pesquisa e Inovação, a fim de promover a internacionalização das ações desenvolvidas por estudantes e servidores.

Além da participação na FNR, a equipe fez uma visita à Universidade de Coimbra, sendo recepcionada pelos professores Edmundo Monteiro, Marília Curado e Marco Vieira. Na oportunidade, foi apresentada a estrutura do departamento de engenharia, alguns laboratórios de pesquisa, bem como a dinâmica de funcionamento da instituição.

O aluno André resumiu sua experiência com entusiasmo: “a viagem para Portugal significou muito, tanto na área pessoal quanto na profissional, pois tive a oportunidade de participar das competições em um país diferente, com outra cultura e de conhecer os professores da Universidade de Coimbra, onde aprendemos bastante. Foi uma experiência incrível para nós.”

O professor João Moreno espera que ações como esta possam continuar no futuro, enfatizando a importância desta para a pesquisa na área de robótica do IFRN: “esta ação organizada pelas Pró-Reitorias de Ensino e Pesquisa é fantástica. Foi muito gratificante poder participar de um torneio de robótica de alto nível em Portugal e perceber que o IFRN está em pé de igualdade com outras instituições de ensino na Europa”, finalizou.

extensao