Institucional

Ensino realiza Fórum de Validação das diretrizes que orientam os cursos técnicos integrados

Evento acontece nos dias 16 e 17 de outubro, no Campus Parnamirim e transmitido virtualmente

Publicada por Ramon Soares em 11/10/2023 Atualizada há 6 meses, 3 semanas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), no dia 3 de outubro de 2023, o Edital n° 73/2023. O documento divulga e regulamenta a realização do Fórum de Validação das Diretrizes Orientadoras para os Cursos Técnicos Integrados “Regulares”, que acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro.

A atividade, que será realizada presencialmente, no Campus Parnamirim, também será transmitida virtualmente pelo canal oficial do IFRN no Youtube. A ação é um espaço deliberativo de construção coletiva, com a finalidade de discutir e analisar as minutas de diretrizes e de proposições de alterações sugeridas por estudantes e servidores dos campi.

O evento tem o objetivo de validar as diretrizes orientadoras para a definição das matrizes curriculares referenciadoras da oferta educacional; a reelaboração dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) e dos Projetos de Autorização de Funcionamento de Cursos (PAFC); e a revisão das Propostas de Trabalho das Disciplinas de Ensino Médio (PTDEM) e dos Planos de Disciplinas Técnicas (PDTEC).

Anna Catharina Dantas, pró-reitora de Ensino, destaca o papel do evento na reformulação dos cursos ofertados pelo IFRN. “O Fórum vai validar as diretrizes para os cursos técnicos integrados. Mas todos os nossos cursos, a partir do próximo ano, vão ser reformulados e as regras dessa reformulação estão sendo definidas nas diretrizes. As diretrizes são as regras que nós vamos utilizar para revisar os cursos”, conta.

Reunião da Comissão Geral da Revisão de Ofertas do IFRN com a Comissão Própria de Revisão dos Cursos Técnicos Integrados “Regulares”

No dia 6 de outubro, foi realizada uma reunião da Comissão Geral da Revisão de Ofertas do IFRN com a Comissão Própria de Revisão dos Cursos Técnicos Integrados “Regulares”. O encontro aconteceu com a finalidade de dar os encaminhamentos necessários ao planejamento do Fórum.

Apesar de ressaltar a participação de estudantes que participaram “brilhantemente” do processo, Anna Catharina salienta que o efeito da revisão será direcionado apenas para alunas e alunos ingressantes a partir de 2024. “Inclusive, pretendemos finalizar discussões para que o edital dos cursos técnicos integrados seja publicado no dia 18 de outubro”, completou, destacando a divulgação do edital do Exame de Seleção.

A condução da atividade será feita pela Mesa Diretora, composta por representantes da Comissão Central de Revisão das Ofertas Educacionais e da Comissão Própria de Revisão dos Cursos Técnicos Integrados. O documento final das Diretrizes Orientadoras para os Cursos Técnicos Integrados Regulares, validado pelo Fórum, será publicado pela Pró-Reitoria de Ensino até o dia 23 de outubro de 2023.

Acesse:

Proen