Emoção marca abertura da VI Secitex

Com sede no Campus Currais Novos do IFRN, edição é a primeira pós-pandemia

Publicada por Max Praxedes em 05/10/2023 Atualizada há 7 meses, 2 semanas

Com o ginásio poliesportivo do Campus Currais Novos lotado, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, na noite da quarta-feira, 4 de outubro de 2023, a cerimônia de abertura da sexta edição de sua Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex).

Durante a abertura, que reuniu autoridades da Instituição e da sociedade civil, houve apresentações culturais e falas de boas-vindas. O tema de fundo da cerimônia foi o “ Salto científico e tecnológico pós-pandemia". As apresentadoras, que compõem a equipe de comunicação da Reitoria, fizeram um resgate da história da Secitex, destacaram o momento festivo que é a retomada do evento após o período da Covid-19, tudo sob uma expressão que correu todo a abertura e marca a Secitex: estamos juntos!

O evento conta com 1.650 pessoas inscritas e 546 trabalhos participando das diversas formas de apresentação: Congresso de Iniciação Científica, Mostra Tecnológica, Simpósio de Extensão, Simpósio de Internacionalização, Mostra Coletiva de Artes, Prêmio de Empreendedorismo Inovador, Olimpíada de Robótica e Aprender.

As autoridades subiram ao palco montado no ginásio, oportunidade em que foram apresentados ao público presente. Na sequência, houve a fala da representação de estudantes, com o presidente da Rede de Grêmios do IFRN (Regif), José Alexandre Monteiro, da pró-reitora de Extensão, professora Samira Delgado, do prefeito de Currais Novos, Odon Souza Júnior, do diretor-geral do Campyus Currais Novos, professor Andreilson Oliveira, e do reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho.

Apresentações culturais

A cerimônia foi marcada pela apresentação cênica e musical "Retalhos de Acalanto", projeto de Extensão construído de forma coletiva entre a Pró-Reitoria de Extensão e a Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria, que responderam pela produção, pelos Núcleos de Arte dos campi Mossoró e Currais Novos, que responderam pela dramaturgia e música, e pelo Curso de Design de Moda do Campus Caicó, que respondeu pela criação e pela produção do figurino.

Confira a sinopse da peça: "Uma noite profunda e aparentemente sem fim é anunciada. Nova e Rapaz perambulam pela escuridão em busca de respostas, mas uma onda de negação e violência se espalha entre as terras do Seridó. O conhecimento e a informação parecem ser o único caminho a ser trilhado. A poesia se torna metáfora para a vida e as criaturas da noite tecem os fios que reinauguram o amanhecer”.

Secitex
Currais Novos