Em reunião, IFRN discute realização de Jogos das Instituições Federais

Instituto será a sede da edição 2024 dos jogos nacionais da Rede Federal

Publicada por Ester Macedo em 23/04/2024 Atualizada há 1 semana, 4 dias

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) receberá, este mês, entre os dias 23 e 25, a Comissão Organizadora dos Jogos das Instituições Federais (Cojif), para tratar dos Jogos Nacionais de estudantes em 2024, sediado na instituição. A programação para esses três dias incluiu apresentações e discussões sobre o regulamento da comissão.

Primeiro dia

Na terça-feira, 23, a abertura do evento aconteceu pela manhã, e contou com a presença da presidente da Cojif, Maíra Frigo Flôres, do professor e representante do IFRN, Renier Dantas, e demais representantes regionais da Comissão.

Para o professor, o primeiro dia seguiu as atividades programadas: “de acordo com nossa pauta, nós recepcionamos representantes da Comissão dos Jogos, apresentamos a instituição, desejando as boas-vindas e, em seguida nos apresentando. Depois, discutimos alguns aspectos do Regimento Interno da Comissão e continuamos as atividades”, disse.

REUNIÃO COJIF

Expectativas

A presidente da Cojif compartilhou suas expectativas para a edição: “a espera é conseguir congregar estudantes num evento que, para além de esportivo, contribui plenamente para a permanência junto à instituição, para o êxito na formação do curso que eles optaram e na criação da identificação com as instituições federais”, comentou.

“Precisamos, para além do esporte, considerar esse papel educacional mesmo do evento e saber da relevância dele, que dá importância para a vida de muitos estudantes. Nós começamos com 200 mil alunas e alunos, em todo o país, e vamos terminar o evento com cerca de dois mil estudantes aqui em Natal”, concluiu Maíra

Novidades

Para além das expectativas, a presidente também comentou sobre algumas novidades para este ano: “A gente tem discussões como o Parajif, que vai ser um evento inclusivo, estreado aqui em Natal. A nossa ideia é fazer com que os atletas que têm alguma deficiência participem dos jogos, e aí sim estaremos contemplando todos os nossos estudantes dentro das suas realidades. Também temos a questão dos atletas trans, que discutiremos agora no final de maio, que é uma pauta nova para a Cojif’, informou.

Texto feito em colaboração por Ester Costa e Habyner Lima, que estagiam na Diretoria de Comunicação Institucional do IFRN.

IFRN
cojif