Egressos do IFRN são selecionados para intercâmbio na Nasa

O intercâmbio ocorrerá entre os dias 20 e 30 de agosto de 2024

Publicada por Cecilia Melo em 09/04/2024 Atualizada há 2 semanas, 6 dias

Ruan Vitor Cordeiro e Marília Rangel Fernandes, estudantes egressos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), foram selecionados para um intercâmbio nos Estados Unidos, após vencerem o desafio Pale Blue Dot Challenge, promovido pela Nasa, a agência espacial norte-americana. A premiação reuniu vários projetos que tiveram como base dados de satélite em sua elaboração; e além dos potiguares, a equipe conta com outros dois brasileiros: Kelly Ramos Pereira, do Rio Grande do Sul, e Wesley Moreira Andrade, da Bahia.

O estudo

O estudo feito pela equipe de egressos do IFRN se chama H2Plástico e pesquisou locais com alto risco de contaminação por ingestão de microplásticos. No projeto, Ruan e Marília utilizaram dados de satélites para analisar a concentração de microplásticos para construir gráficos e um relatório detalhado sobre a temática.

Segundo Marília, o estudo teve como foco a concentração de microplásticos em todo o oceano entre 2017 e 2018: “Fizemos um detailed report argumentando sobre a importância desses dados para a comunidade, tanto local como científica e contextualizamos a temática com as nossas experiências como brasileiros e a necessidade de constante atualização desses dados para que medidas possam ser tomadas”, disse.

Intercâmbio

O intercâmbio ocorrerá entre os dias 20 e 30 de agosto de 2024, e vai levar os estudantes para conhecer as instalações da Nasa. Marília e Ruan já haviam representado o Instituto e o Brasil em outro evento internacional, o Programa Jovens Embaixadores de 2023, também nos Estados Unidos.

Para Marília, a formação na instituição impactou nessa conquista: “O IFRN fez com que eu amadurecesse muito, me tirou da zona de conforto e me mostrou que eu tenho capacidade de ir muito além do que eu imagino. A bagagem que tenho dessa instituição com certeza influenciou nessa conquista”, informou.

Acesse:

Egressos