Processo seletivo

Educação de Jovens e Adultos: inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos técnicos

Com 40 vagas para o Curso Técnico em Comércio, as inscrições acontecem até 17 de dezembro deste ano

Publicada por Max Praxedes em 05/12/2023 Atualizada há 4 meses, 4 semanas

A Pró-Reitora de Ensino (Proen) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou, na segunda-feira, 4 de dezembro, o Edital nº 81/2023-PROEN/IFRN, que rege o processo seletivo dos Cursos Técnicos de Nível Médio, na Forma Integrada, na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, são ofertadas 40 vagas para o Curso Técnico em Comércio no Campus Natal-Zona Norte, no turno noturno.

O processo seletivo tem como objetivo atender à política pública de Educação de Jovens e Adultos por meio da oferta de educação profissional técnica de nível médio na perspectiva de uma formação integral, objetivando a elevação do nível de escolaridade dos trabalhadores. Com ingresso no ingresso primeiro período do semestre letivo de 2024, a seleção ocorrerá no Campus Natal-Zona Norte do IFRN, abrangendo os conhecimentos comuns de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental, em conformidade com as diretrizes deste Edital.

Inscrições e solicitação de isenção

A inscrição da pessoa candidata será realizada exclusivamente via internet, no Portal do Candidato, por meio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFRN, no período de 5 a 17 de dezembro de 2023. Caso não possua acesso à internet, a inscrição poderá ser realizada no Campus Natal-Zona Norte do IFRN, em dias úteis, nos horários de funcionamento, de acordo com o Anexo VIII do edital.

Poderá requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição os candidatos amparados pelo Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022, publicado no Diário Oficial da União de 30 de março de 2022, que, cumulativamente: comprove inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), por meio de indicação do Número de Identificação Social - NIS; for membro de família de baixa renda. A solicitação deve ser realizada até 11 de dezembro deste ano.

Seleção e classificação

O preenchimento das vagas será feito por meio de um processo classificatório e eliminatório, no qual será analisado o histórico escolar do ensino fundamental dos candidatos inscritos. Será levada em consideração a média final das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática obtidas pela pessoa candidata no último ano do ensino fundamental.

Informações e demais esclarecimentos referentes ao processo seletivo poderão ser esclarecidos através do e-mail: processoseletivo@ifrn.edu.br.

Acesse:

Jovens