Editora IFRN realiza lançamento de obras originais e inéditas

Evento foi realizado para lançamento de onze obras originais e inéditas

Publicada por Ramon Soares em 15/05/2023 Atualizada há 1 ano

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e a Editora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Editora IFRN) promoveram, na última segunda-feira, 8 de maio, o evento de lançamento de onze obras originais e inéditas, de autoria individual ou coletiva, que foram selecionadas através do Edital nº 26/2021, publicado pela Propi.

O lançamento das obras aconteceu às 17h, no Solar Bela Vista, e contou com apresentação cultural do Quilombo Sibaúma e também da cantora Ana Ferreira. A Mesa de Honra do lançamento foi composta pela reitora do IFRN em exercício, professora Antônia Silva; pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, professor Avelino Lima Neto; pelo coordenador da Editora do IFRN, Rodrigo Pessoa; e, representando as autoras e os autores presentes, pelo estudante Ayron Matheus.

Apesar das limitações, Rodrigo Pessoa acredita que o evento foi muito importante. "Esse foi o primeiro evento de lançamento presencial da editora depois do retorno da pandemia. Embora não tenhamos tido livros físicos nesse evento, devido às restrições orçamentárias, foi um momento muito importante de valorização de autores, conselho editorial e equipe da Editora IFRN", contou.

Publicações realizadas

Ao todo, foram lançadas onze obras originais e inéditas, de autoria individual ou coletiva:

• 77 anos desde "O diário de Anne Frank": cartas de Canguaretama ao mundo, de Albéris Eron Flávio de Oliveira;
  • Concepções de formação profissional técnica de nível médio adotadas pelo IFRN: especificidades e (des)continuidades, de José Moisés Nunes da Silva;
  • Conversas repetidas, de Geraldo Freire de Lima;
  • Educação física e multiplicidade de conhecimentos: implicações na cultura de movimento, saúde, lazer e educação profissional, de Liege Monique Filgueiras da Silva et al.;
  • Educação física e recursos educacionais digitais: uma intervenção pedagógica no ensino médio integrado do IFRN, de Alison Pereira Batista;
  • Físico-química experimental, de Adriano Matinez Basso; Anderson Joel Schwanke; Fábio Garcia Penha; e Sibele B. C. Pergher;
  • Mãe Luiza: a construção social do bairro, de Maria Aparecida da Silva Fernandes;
  • Melancolia e lirismo na poesia de João Lins Caldas, de Cássia de Fátima Matos dos Santos;
  • Projetos de ensino e educação transformadora: experiências de aprendizagem no Campus Avançado Lajes, de André Luiz Rodrigues Bezerra;
  • Quilombo Sibaúma: a tradição do coco de Zambê e os herdeiros de Zumbi, de Isaac Samir Cortez de Melo; e Flávio Rodrigo Freire Ferreira;
  • Temas em evolução do comportamento humano II, de Fívia de Araújo Lopes; Felipe Nalon Castro; e Daniella Bezerra dos Santos
Evento Editora IFRN - Edital 26 2021 (Notícia)

Todas as publicações do lançamento estão disponíveis no Portal do Repositório Memoria, que é a ferramenta institucional de armazenamento da produção acadêmica do IFRN.

Cássia Santos, uma das autoras presentes, afirma que o evento foi significativo e emocionante. "Como autora, senti como um coroamento do meu trabalho, ao mesmo tempo em que poder compartilhar este momento com os demais autores me fez sentir parte de algo maior, de um projeto de educação e, nesse contexto, me sinto recompensada e reconhecida como uma pesquisadora que fez algo e colocou os resultados de sua pesquisa em circulação para o alcance de um público maior", contou.

"A experiência do lançamento foi muito singular, primeiro por marcar um retorno aos encontros mais amplos que nos permitem observar o escopo grandioso do trabalho da Editora do IFRN, e, e segundo lugar, por permitir contemplar a variedade de perspectivas científicas gestadas no interior da nossa casa de educação", declarou André Bezerra, autor de uma das obras.

Acesse:

IFRN