Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Livros

Editora IFRN lança livro "Introdução a Python com aplicações de sistemas operacionais"

Livro está disponível para download gratuito no Repositório Institucional do IFRN

Publicada em 13/10/2021 Atualizada há 1 ano

A Editora IFRN lançou, no dia 27 de setembro de 2021, o livro "Introdução a Python com aplicações de sistemas operacionais", que tem como autores os professores Fábio Augusto Procópio de Paiva; João Maria Araújo do Nascimento; Rodrigo Siqueira Martins; e Givanaldo Rocha de Souza.

"Você está disponível para embarcar em uma viagem ao mundo encantado da programação?", é com essa questão que o livro, disponível para download gratuito no Repositório Institucional do IFRN, inicia. Segundo os autores, a publicação traz como diferencial de outras obras sobre o tema, o fato de reunir boa linguagem, diversos exercícios e aplicações práticas para abordar algoritmos aplicados em sistemas operacionais.

A linguagem Phyton

Conforme explica o prefácio do livro, escrito pelo professor Fernando Masanori Ashikaga, "Python é uma linguagem com uma filosofia de simplicidade no seu design e, por isso, muitos a utilizam como linguagem para introdução à programação de computadores. Este livro é um dos poucos da literatura nacional que aborda o tema concorrência de processos, a qual é comumente utilizado no mercado".

"Como sabemos, os institutos federais têm a preocupação em aproximar seus alunos do mercado, embora sem perder a sua essência científica-tecnológica. A preocupação dos institutos tem como objetivo viabilizar o contato dos alunos com os profissionais do mercado para, assim, maximizar a relação teoria-prática. Na minha opinião, este livro tem o papel de contribuir com o aprendizado de novos programadores para que, futuramente, eles possam contribuir com o desenvolvimento de soluções que possam impactar socialmente as políticas públicas", destacou Ashikaga.

Agradecimentos

"Este livro é o resultado de uma ideia que tive ao acordar, em uma manhã ensolarada de janeiro, em Natal, conhecida como 'a noiva do sol'. Eu disse: 'vou escrever um livro sobre Python'. A ideia surgiu porque desde o ano de 2009, anualmente, venho ministrando disciplinas de programação e, até a data da publicação deste livro, tenho apresentado Python aos novos alunos de programação. Portanto, resolvi produzir um material complementar que pudesse me auxiliar em sala de aula e, para isso, convidei três colegas professores, aos quais deixo meus agradecimentos: Givanaldo Souza, João Nascimento e Rodrigo Siqueira", declarou Fábio Procópio.

Índice Tiobe

A linguagem de programação Pytho liderou, em outubro de 2021, o índice da comunidade de programação Tiobe (The Importance of Being Earnest), que é especializada em avaliar e rastrear a qualidade de softwares.

O índice é um indicador da popularidade das linguagens de programação. Atualizado uma vez por mês, as classificações são baseadas no número de engenheiros qualificados em todo o mundo, cursos e fornecedores terceirizados. Motores de busca populares como: Google, Bing, Yahoo, Wikipedia, Amazon, YouTube e Baidu são usados ​​para calcular as classificações.  

Acesse:

Introdução a Python com aplicações de sistemas operacionais

Lançamento do livro no I Seminário da Editora IFRN

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas