Edital para doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra

Inscrições deverão ser realizadas via Suap, até 10 de julho deste ano

Publicada por Habyner Lima em 29/06/2023 Atualizada há 10 meses

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou no dia 29 de junho, o edital Nº 8/2023 - CODEPE/DIGPE/RE/IFRN para selecionar servidores a serem apoiados financeiramente para cursar doutorado na Universidade de Coimbra (UC).

Até 10 de julho, o servidor ou servidora deverá fazer sua inscrição via Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), por meio de requerimento, ao mesmo tempo em que realiza sua candidatura diretamente na página do Doutoramento em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. A seleção, porém, é feita exclusivamente sob as regras da instituição portuguesa.

A ação é realizada com recursos da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe) da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digpe/IFRN) e conta com a participação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN) e da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri/IFRN).

Vagas

Serão ofertadas cinco vagas distribuídas no curso de doutoramento em Ciências da Educação, que possui duas especialidades: Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos e Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Haverá registro de cadastro reserva que poderá gerar substituições, caso venham a ocorrer desistências, em tempo hábil para ingresso, de acordo com as regras das instituições. Tal cadastro de reserva não será utilizado para turmas ingressantes em outros anos, sendo necessárias novas inscrições para novos ingressos.

Para Erasmo Oliveira, coordenador de Desenvolvimento de Pessoal da Digpe, “a gestão coletiva desse recurso visa otimizar os investimentos do IFRN, no sentido de atingir diversos indicadores e objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”. Segundo Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, “nesta ação, temos a possibilidade de contribuir para a consecução de quatro projetos estratégicos do PDI, concernentes tanto à qualificação de servidores quanto à internacionalização e à Pesquisa”, explicou.

Expansão do convênio com a UC

A parceria entre o IFRN e a UC se iniciou por meio de pesquisas e qualificação de servidores no Departamento de Engenharia Informática (Dei) da UC. Após a visita de comitiva do IFRN à instituição portuguesa em maio deste ano, as colaborações se expandiram para a oferta de vagas de doutorado e de pós-doutoramento. “Esperamos que essa nova frente de qualificação possa incidir diretamente na formação de nossos servidores e, por consequência, no desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão na nossa instituição”, afirmou o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.

Acesse:

doutorado