Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

iniciação tecnológica

Edital da Rede Federal seleciona 60 projetos

Com foco no ensino de programação aplicada, selecionados terão R$ 90 mil em recursos financeiros

Publicada em 09/04/2021 Atualizada há 12 meses

Projetos podem ser submetidos até o dia 30 de maio

“Promover a participação de servidores e estudantes da Rede Federal no desenvolvimento de projetos de iniciação e extensão tecnológicas, visando o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao uso das tecnologias digitais, especialmente as associadas à programação, e a disseminação junto à comunidade local do saber tecnológico e suas aplicações.”  Assim o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) descreve o objetivo do Edital 01/2021, que rege a seleção de projetos voltados à promoção da iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada.

A iniciativa é especifica para estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental de escolas públicas e visa “promover o ensino de programação para estudantes das redes públicas de ensino, visando o desenvolvimento inicial de habilidades e competências em tecnologia e do interesse pela área de programação. Favorecendo a formação cidadã dos participantes, habilitando-os a atuar de forma criativa e por meio do uso da tecnologia para a resolução de problemas reais do mundo do trabalho e de suas comunidades”.

Submissão e seleção dos projetos

O processo de seleção dos projetos seguirá o cronograma abaixo, sendo composto por duas etapas: Análise documental e avaliações do projeto, descritas no Edital.

Etapas

Data

Prazo final para submissão de inscrição

30/5/2021

Divulgação do resultado preliminar das propostas aprovadas na Etapa 1

7/6/2021

Prazo para recursos administrativos do resultado da Etapa 1

14/6/2021

Resultado final da Etapa 1

18/6/2021

Divulgação do resultado preliminar das propostas aprovadas na Etapa 2

16/7/2021

Prazo para recursos administrativos do resultado da Etapa 2

23/7/2021

Resultado final da Etapa 2 e resultado final da seleção

30/7/2021

Previsão de início da execução dos projetos

1º/9/2021

As submissões de projetos estão abertas até 30 de maio de 2021, exclusivamente por meio eletrônico, através do Portal Ifes. Serão aceitas apenas propostas institucionais, que deverão ser submetidas pelo dirigente máximo da instituição ou por representante formalmente designado.

Os projetos a serem submetidos devem descrever o conjunto de atividades pensadas para a superação de barreiras ao aprendizado tecnológico, podendo ser cursos, oficinas ou atividades dentro das instituições da Rede Federal, nas escolas municipais e estaduais, ou nas comunidades onde estudantes residam, tendo como referência metodologias ativas de aprendizagem e utilizando ferramentas que facilitem o aprendizado dos estudantes, como por exemplo Arduino, Raspberry Pi, Softwares e kits de robótica.

Cada dos 60 projetos selecionados terá disponível recursos financeiros da ordem de R$ 90 mil, que poderão ser aplicados em Infraestrutura e em bolsas para a coordenação de projeto, para extensionista, colaboração externo e para monitoria, de graduação e técnica.

Acesse

Edital IFES - Apoio à iniciação tecnológica

Portal IFES - Submissão dos projetos

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas