Institucional

Diretoria Pedagógica do Instituto promoveu seminário com foco na formação e planejamento sistêmico

Evento teve como objetivo orientar o trabalho da equipe técnico-pedagógica

Publicada por Cecilia Melo em 30/07/2024 Atualizada há 1 dia, 12 horas

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), promoveu, nesta segunda, 29, e terça-feira, 30, o Seminário da Equipe Técnico-Pedagógica (Etep), organizado pela Diretoria Pedagógica (Diped) da instituição. O encontro ocorreu de forma presencial, no Auditório da Reitoria do Instituto.

A ação teve como objetivo orientar o trabalho sistêmico da equipe técnico-pedagógica, favorecendo a formação identitária e reorganizando o campo de atuação da equipe em todo o Instituto, bem como contribuir para a formação continuada da própria equipe, com discussões direcionadas à coordenação pedagógica.

O seminário

A abertura contou com um momento cultural, conduzido pelo servidor do Campus Macau, Hércules Medeiros, e com uma oficina de comunicação empática no trabalho, com a psicóloga Cynthia Mota.

A pedagoga da Diped, Rejane Barros, explicou como o seminário impacta nas atividades da Proen e do Instituto: “é sempre interessante que a gente tenha os momentos presenciais para essa troca de experiência, para esse diálogo, essa conversa, e também o planejamento sistêmico da equipe. Então, nesses momentos de seminários, nós fazemos relatos de experiências, por exemplo, dos atendimentos que a equipe pedagógica faz nos campi, fazemos planejamentos sistêmicos e apresentamos as demandas que a Pró-reitoria de Ensino está trabalhando nesse momento”.

No segundo dia do evento, foram debatidos o processo de revisão das ofertas educacionais e a atuação da Etep no acompanhamento das atividades acadêmico-pedagógicas após a greve.

Segundo a diretora da Diped, Amélia Reis, o seminário auxilia na organização da equipe: “é de extrema importância para que a gente possa minimamente discutir, primeiro enquanto coletividade, dando unidade às nossas ações, mas um momento também de que a gente possa se apropriar das discussões que estão sendo travadas de formas sistêmicas, e que a gente consiga, de forma mais unificada, tratar isso em todos e nos diversos campi do IFRN”.

Proen Seminário da Equipe Técnico-Pedagógica