Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

Publicado edital de seleção para o Programa de Assistentes de Português na Espanha

Inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de março de 2022, ação é iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal

Publicada em 09/03/2022 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Programa é liderado pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha e tem o Conif como parceiro.

Na terça-feira, 8 de março, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou o Edital Conif/AI n° 03, que rege a seleção para o Programa de Assistentes de Português na Espanha. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponibilizado. Ao todo, são ofertadas quatro vagas para assistentes brasileiros de conversação e oito vagas de cadastro reserva.

Para participar do programa, as pessoas interessadas devem dominar a língua espanhola no nível B1, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência. As vagas são destinadas para servidores e estudantes, graduados e graduandos em Licenciatura em Letras, nas habilitações em Português, Espanhol e dupla habilitação da Rede Federal. As atividades estão programadas para acontecer do dia 1 de outubro de 2022 até 31 de maio de 2023, na Espanha. 

O Programa objetiva aperfeiçoar a proficiência em português e em espanhol de todos os envolvidos, além de “trabalhar competências em aspectos socioculturais, literatura, história e geografia da Espanha e do Brasil”, como afirma a assessora internacional do Conif, Ana Carolina Oliveira.

Os assistentes brasileiros de conversação serão direcionados a centros do Ensino Secundário ou em Escolas Oficiais de Idiomas de várias Comunidades Autônomas na Espanha para auxiliarem no ensino de Português como Língua Estrangeira. “Dentro dessa parceria, queremos fortalecer as relações de cooperação no campo das humanidades entre as instituições educacionais dos dois países, além do favorecimento do multilinguismo”, destaca Ana Carolina.

Acesse:

Edital Conif/AI n° 03

Formulário eletrônico de inscrição