Esportes

Coletividade e espírito esportivo marcam a Etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais

A Etapa Nacional dos Jogos vai acontecer em outubro, em Fortaleza

Publicada por Max Praxedes em 29/09/2023 Atualizada há 7 meses, 3 semanas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) está sediando, este ano, a Etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF’s). O evento, que acontece até amanhã, 30 de setembro, reúne cerca de 1.400 alunos-atletas, servidores e chefes de delegações vindos de oito estados do Nordeste.

Com onze modalidades em disputa, incluindo atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, além de basquetebol, futebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de areia, as competições acontecem nos campi Natal-Central e Parnamirim, além da Pista de Atletismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A experiência dos Jogos pelos estudantes

Victória Ruas, estudante do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), espera que o Handebol Feminino, uma das modalidades que compete, seja mais reconhecido em seu estado e acredita que a participação nos Jogos será significativa para isso. Pela primeira vez em Natal, a jogadora destaca, ainda, a beleza natural da cidade: "Eu gostei muito. Nós estamos hospedados lá em Ponta Negra, então todo dia eu acordo com aquela vista maravilhosa, perfeita", contou. A atleta, que também competiu no Atletismo, no arremesso de peso, destacou a integração entre todas as pessoas competidoras: "Espero que a gente continue nesse clima amistoso de jogo. Se perdeu, tudo bem, cumprimenta o adversário, sai e bora para a próxima. Se ganhou, cumprimenta o adversário e bora para a próxima também".

Jogos dos Institutos Federais - Etapa Nordeste (2023)

Para o estudante Kedson Luan, atleta de Vôlei do Campus Campo Maior do Instituto Federal do Piauí (IFPI), a Etapa Nordeste dos Jogos tem sido uma excelente experiência: "O IFRN tem uma estrutura muito boa. A gente saiu do nosso estado na expectativa de jogar em alto nível e estamos conseguindo. É maravilhoso a gente poder conhecer pessoas que também são alunos de outros IF's, quando a gente sai da nossa realidade, consegue sentir os níveis dos outros institutos", disse.

Jogos dos Institutos Federais - Etapa Nordeste (2023)

Medalhista do Atletismo e competidora do Voleibol de Quadra, Bianca Rodrigues, atleta do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), acredita que a competição está muito acirrada, mas segue na expectativa de mais pódios e conquistas para sua instituição. A estudante do Campus Barra do Corda espera, ainda, que suas colegas também conquistem premiações: "Espero muito que dê certo nos outros jogos das meninas também, dos outros times. E que a gente consiga passar pra semifinal para conseguir fazer um bom jogo, talvez chegar na final. Se não der certo vai que alguma das meninas do time seja convocada para a Etapa Nacional", contou.

Jogos dos Institutos Federais - Etapa Nordeste (2023)

Atleta de Tênis de Mesa, Elaine Torres, aluna do Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) está aproveitando o seu último ano nos Jogos: "Quero aproveitar o máximo, por ser meu último ano, quero dar o meu melhor aqui. A gente chega aqui para competir com outras pessoas de outros estados e percebe que o nível é muito alto. Os esportes servem como motivação para você dentro da instituição, para tirar você daquela zona de obrigação de estar só estudando. Eu acho que o esporte é essencial e minha mãe me incentiva muito, dando muito apoio". A jovem ainda deixa um recado para os estudantes que estão chegando nos Institutos Federais: " Tem que se esforçar bastante, só depende de vocês mesmos, corram atrás que vocês vão conseguir".

JIF's

Os Jogos fazem parte do sistema desportivo da Rede Federal que engloba desde os jogos intercursos no Campus até a etapa final nacional, que, neste ano, acontece em outubro, em Fortaleza. O objetivo é fomentar a prática de atividade física na vida do estudante como promotora da qualidade de vida e saúde, assim como promover por meio do esporte, o desenvolvimento de diversos atributos afetivos e sociais fundamentais para a vida.

Acesse:

Nordeste