Ensino

CAPES lança programa de Doutorado em Agricultura em parceria com a Universidade de Purdue

Candidatos podem enviar suas inscrições até 13 de outubro

Publicada por Giovanna Alves em 15/08/2023 Atualizada há 9 meses

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ministério da Educação (CAPES), em parceria com a Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, lançou o Programa de Doutorado em Agricultura com intuito de fomentar o intercâmbio científico e a qualificação acadêmica de discentes do Brasil na área prioritária de Agricultura.

O programa visa selecionar e formar estudantes do Brasil no Programa de Agricultura na Universidade Purdue, fomentando a formação de líderes que possam contribuir significativamente para a pesquisa no Brasil e no mundo nas áreas relacionadas ao programa. Além de fortalecer as áreas de conhecimento em consolidação no Brasil, ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior, o acesso de pesquisadores(as) brasileiros(as) a centros internacionais de excelência e proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.

Critérios de admissão

Os critérios de admissão na Universidade Purdue são definidos pelos departamentos individuais vinculados à Faculdade de Agricultura. Para a preparação da candidatura, os interessados deverão acessar a página do departamento do doutorado de interesse e obter informações sobre os requisitos específicos, conforme relação abaixo:

I - Engenharia Agrícola e Biológica (Agricultural and Biological Engineering);

II - Economia Agrícola (Agricultural Economics);

III - Educação e Comunicação em Ciências Agrárias (Agricultural Sciences Education and Communication);

IV - Agronomia (Agronomy);

V - Ciências Animais (Animal Sciences)

VI - Bioquímica (Biochemistry)

VII - Botânica e Fitopatologia (Botany and Plant Pathology);

VIII - Entomologia (Entomology);

IX - Ciência Alimentar (Food Science);

X - Silvicultura e Recursos Naturais (Forestry and Natural Resources); e

XI - Horticultura e Paisagismo (Horticulture and Landscape Architecture).

Candidatos podem enviar suas inscrições até 13 de outubro, no site do Gov.br, através do link: https://inscricao.capes.gov.br/ e aqueles que tiverem dúvidas sobre o processo seletivo, podem entrar em contato através do email inscricao.purdue@capes.gov.br.

Custeio pela CAPES:

• Estipêndio de subsistência, do 1º ao 3º ano do Programa;
  • Auxílio seguro-saúde para até 2 (dois) dependentes, do 1º ao 4º ano do Programa;
  • Passagem aérea em classe econômica de ida e volta para o bolsista e para um dependente;
  • Auxílio instalação; e
  • Benefícios adicionais (custo parciais do seguro saúde do bolsista), taxas estudantis e outros custos associados ao Programa, do 1º ao 3º ano do Programa.

Custeio pela Universidade de Purdue:

• A partir do 4º ano: Estipêndio de subsistência, benefícios adicionais (custo parciais do seguro saúde do bolsista), taxas estudantis e outros custos associados ao Programa;
  • Outros benefícios em espécie, do 1º ao 5º ano de Programa.

Acesse:

Capes