CAMPUS AVANÇADO NATAL – ZONA LESTE

Campus realiza Seminário Internacional de Educação à Distância

O Semead é um espaço de diálogo e socialização de experiências acerca do tema no contexto nacional e internacional.

Publicada em 12/04/2022 Atualizada há 1 ano

5ª edição tem como tema "Diálogos contemporâneos e tecnologias: o lugar da EaD no atual cenário educacional"

O Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN) realizará a quinta edição do Seminário Internacional de Educação à Distância. O evento, cuja programação inclui palestras, conferências, minicursos, mesas redondas e apresentação de trabalhos, vai acontecer de forma online nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2022.

A realização do “V Semead” foi divulgada por meio de um vídeo de lançamento, que estreou em fevereiro de 2022. Segundo o site oficial do evento, o objetivo da atividade é de “oportunizar a reflexão e o debate propositivo sobre essa modalidade de ensino a distância, favorecendo uma melhor compreensão acerca do papel da EaD na contemporaneidade, suas perspectivas e impactos sociais”. O evento se caracteriza por promover um espaço em que inclui a apresentação de trabalhos científicos, realização de mesas redondas, palestras e minicursos. A conferência de abertura será ministrada pelo professor Bento Silva, da Universidade do Minho (Portugal), e ocorrerá a partir das 19h do dia 18 de abril com o tema "O papel da EaD na contemporaneidade".

Inscrições

As inscrições para participar do V Semead já estão abertas e podem ser acessadas clicando neste LINK. Nesta sua quinta edição, o evento será gratuito para:

• Estudantes de graduação ou pós-graduação do IFRN;

• Servidores do IFRN (professores e técnicos-administrativos);

• Colaboradores externos do Campus Avançado Natal – Zona Leste (bolsistas ou prestadores de serviço);

• Palestrantes, patrocinadores e apoiadores.

Para saber outras informações sobre o evento, como prazos para submissão de trabalhos, taxas de inscrição, prazos e a programação, clique AQUI.

Histórico

A primeira edição do Semead aconteceu em 2012, quando foi discutida a temática "Desafios da institucionalização da Educação a Distância". Em 2014, na sua segunda edição, o evento contou com cerca de 750 participantes para discutir o tema "Perspectivas teóricas e experiências práticas em EaD". Em 2017, na sua terceira edição, o seminário teve por objetivo "promover a reflexão e o debate propositivo sobre o papel da EaD no cenário atual e as perspectivas da Educação a Distância no Brasil e no mundo". Na sua última edição, em 2019, o evento elegeu a temática "Educação a Distância: contextos, tecnologias e construção do conhecimento", tendo por fim discutir experiências em EaD realizadas em diferentes contextos, buscando compreender o papel da EaD na construção do conhecimento mediado pelos usos das tecnologias. Nesta quinta edição, o seminário elegeu como temática "Diálogos contemporâneos e tecnologias: o lugar da EaD no cenário educacional". Desse modo, o Seminário vai se consolidando como um importante evento no calendário dos grandes eventos acadêmicos e científicos do Brasil, além de um importante espaço de diálogo e reflexão sobre processos educativos e produção do conhecimento científico.

Site oficial do evento - V Semead

V Semead 2022 - Vídeo de Lançamento