Evento
Campus Currais Novos recebe IVº Encontro Sistêmico e IIº Seminário Escurecendo os Fatos
O evento irá ocorrer nos dias 4 e 5 de dezembro
Publicada por Kamily Santos em 26/11/2024 ― Atualizada há 4 dias, 5 horas
O Campus Currais Novos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) irá sediar, durante os dias 4 e 5 de dezembro, o IVº Encontro Sistêmico e IIº Seminário Escurecendo os Fatos. O encontro terá como tema “Aquilombamentos ético-estéticos em territórios amefricanos” e tem como objetivo refletir, inferir e propor ações sobre a atuação dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) em cada campus do Instituto, ressaltando a necessidade de estabelecer e demarcar espaços institucionais.
Os interessados podem se inscrever por meio do link: https://suap.ifrn.edu.br/eventos/inscricao/1/6623/. A programação do evento terá mesas redondas, debates, apresentações culturais, conferências e exposições que tem como finalidade reforçar e valorizar a atuação discente nas atividades dos núcleos locais em articulação com os movimentos estudantis e as comunidades, bem como as políticas de acesso e permanência na instituição.
À frente da Assessoria em Educação Étnico Racial, Gilson Rodrigues, falou sobre a importância de realizar esses eventos: "Nesse sentido, ter um encontro anual e presencial é poder fazer as ideias e construções e propostas entre os Neabi's circularem. Levar para os campi, no caso o Campus Currais Novos, este debate com maior vigor, e convidar a comunidade externa também a romper isolamentos simbólicos, distanciamentos culturais e institucionais."
Sobre o título do encontro, Gilson acrescentou: "Quilombo quer dizer, na sua etimologia, lugar de descanso. Quer dizer, encontrar um lugar de pertencimento comum. A gente não fala apenas de um território, mas de um corpo território, que possa nos unir ao redor de objetivos em comum. Então, aquilombamentos éticos-estéticos fala de uma ética não dominante, de uma ética não hegemônica que se propõe a reconhecer as desigualdades e construir caminhos para a equidade, reconhecendo que há uma desigualdade estética, porque a gente está falando de estética do corpo, da fenotipia, das práticas culturais negras, indígenas e quilombolas."
X° Expotec
O IVº Encontro Sistêmico e IIº Seminário Escurecendo os Fatos acontece simultaneamente a X° Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec) do Campus Currais Novos, que terá como tema “Caatinga, diversidade, saberes e tecnologias sociais.”
A Expotec é um evento que procura reunir a comunidade acadêmica em atividades voltadas para o desenvolvimento científico, tecnológico, artístico e cultural, por meio de apresentações de projetos, palestras, oficinas, exposições e mostras artísticas.