Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Agropecuária

Campus Apodi promove projetos e ações educativas na 2° Expoap

Instituição realiza exposição para o público de toda região oeste

Publicada por Habyner Lima em 26/07/2023 Atualizada há 9 meses, 1 semana

Dos dias 21 a 23 de julho, o Campus Apodi desceu a chapada e apresentou seus projetos e realizou palestras na praça da juventude, durante a 2ª edição da exposição Agropecuária de Apodi (Expoap). O evento faz parte do circuito de exposições do Governo do Rio Grande do Norte e reúne público de toda a região oeste. Durante a programação, são realizadas exposições, palestras e demais atrações para todo o público.

A produção do estande foi organizada pela Diretoria de Gestão (DG), da Unidade Agrícola (Fazenda-Escola) como também as Coordenações de Extensão e Comunicação Social. A coordenadora de Extensão Sabrina Guedes avaliou positivamente a aproximação da comunidade externa ao estande:

"A nossa participação no evento é uma das formas de aproximação do nosso Campus com a comunidade apodiense. Para nós é sempre um privilégio contribuir com a realização desse evento. Esse ano, prestamos o nosso apoio através da doação de mudas, da distribuição de produtos produzidos pelos nossos alunos, da divulgação de conhecimento técnico por meio dos nossos palestrantes e da apresentação dos nossos projetos de inovação. Além disso, nossos alunos tiveram a oportunidade de fazer um curso e de vivenciarem uma exposição agropecuária como organizadores do estande”, afirmou Sabrina. O Estande do Campus Apodi esteve entre os mais visitados, durante toda a programação foram doadas mais de 500 mudas aos visitantes além de servir brindes e produtos lácteos produzidos na Fazenda-Escola.

Mostra de projetos campus apodi-02 (1)

Apresentação de Projetos

A equipe Inclusão100Limites, projeto selecionado pela embaixada Americana do programa Power4Girls, atualmente vinculado a Assessoria de Relações Internacionais (Aseri), esteve presente mostrando o protótipo do seu projeto voltado para a acessibilidade dentro de atividades agropecuárias. O objetivo deste projeto é a prototipação de uma cadeira carroçável que visa a inclusão de alunos e de profissionais da área, seja cadeirante ou com mobilidade reduzida, ao acesso a zonas rurais ou de difícil transitabilidade.

A equipe é formada pelas alunas do Campus Beatriz Alves do curso de Agropecuária, Maria Júlia Moura (Química), Ana Luiza Bandeira (Química) e Rebeca (Agropecuária), pelo Técnicos Administrativo Eric Queiroz que atua como orientador e a servidora externa Andreia, atual mentora da equipe.

Para Eric Queiroz, orientador, a participação do projeto dentro de uma feira agropecuária trouxe retornos positivos para a equipe: "A atividade foi muito importante para o nosso projeto, tendo em vista que foi a primeira exposição em público do nosso protótipo junto à comunidade. Ficamos muito satisfeitos com os resultados e sugestões obtidas pelos visitantes, cadeirantes e das autoridades da região, pois obtivemos uma quantidade expressiva de feedbacks positivos de um projeto que iniciou em abril deste ano. Esperamos pouco a pouco aperfeiçoar ainda mais o protótipo para nossa apresentação em Brasília, em outubro", confirmou Eric.

WhatsApp Image 2023-07-26 at 10.41.16

Palestras

O Campus também participou da programação de palestras com a apresentação das atividades: "Praticando uma ordenha higiênica e produzindo leite seguro", ministrado pela professora Angela Patrícia e "Estação de monta como estratégia para organizar a produção de cordeiros" ministrado por Felipe Barreto. As capacitações foram aplicadas à produtores rurais presentes no evento.

A professora Angela Patrícia, diretora da (Digae), avaliou positivamente a participação do Campus nesta segunda edição da programação: "O evento é de grande relevância para a cadeia produtiva agropecuária de nossa região e a presença do IFRN, que possui um Campus Agrícola no município, levou ao conhecimento da comunidade todo o potencial que essa Escola disponibiliza para seus alunos, assim como o envolvimento de seu corpo técnico (professores, alunos e técnicos administrativos) em atividades que promovem o desenvolvimento da pecuária e agricultura local". afirmou Angela.

Palavras-chave:
agropecuária
projetos

Notícias relacionadas