Intercâmbio

AFS abre inscrições para bolsas de estudo no Japão

Estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio podem se inscrever

Publicada por Ester Macedo em 02/05/2024 Atualizada há 1 semana, 6 dias

O AFS Intercultura, instituição parceira do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), está com inscrições abertas para bolsas de estudo no Japão. As bolsas são destinadas a estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio, que vão ter a oportunidade de cursar um mês do colegial japonês.

A previsão é de que o intercâmbio inicie em outubro de 2024, e de acordo com o site do AFS, o principal objetivo é proporcionar uma interação entre culturas diferentes, pois o foco da experiência será o convívio escolar.

Inscrições e pré-requisitos

Os requisitos para participar do intercâmbio são:

• Estar cursando o primeiro ou segundo ano do ensino médio em 2024;
  • Ter entre 15 anos e meio e 18 anos e meio (data de nascimento: 02/04/2006 a 01/04/2009);
  • Ter médias acima de 8 ou ter conceitos entre B ou A em todas as matérias do histórico escolar;
  • Não ter reprovação no histórico escolar;
  • Nível intermediário no idioma inglês e nível A1 do idioma japonês.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 31 de maio deste ano, podendo ser feitas pelo site do AFS. No momento da inscrição o candidato deve anexar os seguintes documentos:

• Redação de autoria própria em português no formato de Carta de apresentação. O texto deve contar os motivos em querer viver esta experiência, e informar o por que e como o estudante acredita que pode representar o AFS no Japão;
  • Vídeo em inglês com duração de até um minuto falando sobre si, seus interesses, e a motivação em querer viajar para o Japão;
  • Comprovantes de que está no nível intermediário de inglês e no nível A1 de japonês.
  • Boletim ou histórico escolar com notas dos últimos 3 anos (2022, 2023 e parciais de 2024), emitido pela instituição de ensino;
  • Cópia dos três últimos contracheques, declaração anual do Imposto de Renda ou três últimos recibos de recibos de pagamento e documento equivalente dos responsáveis legais da pessoa candidata.

Benefícios

De acordo com o AFS, o programa de intercâmbio inclui benefícios como: Seguro médico;

Hospedagem em família; Colocação no ensino médio em Escola japonesa; Alimentação na casa de família; Livros escolares; Transporte casa-escola; Atividades de orientação; Passagem aérea internacional.

No entanto, o estudante precisa arcar com alguns procedimentos, como: Taxa de participação; Emissão de passaporte; Uniforme escolar no país de destino, se necessário, e gastos pessoais.

Demais detalhes sobre o intercâmbio para o Japão podem ser vistos no site do AFS.

Texto feito em colaboração por Cecilia Melo e Ester Macedo , que estagiam na Diretoria de Comunicação Institucional do IFRN.

Acesse

IFRN