Gestão

“A revisão das ofertas educacionais é um trabalho harmonioso de construção coletiva”

Nova pró-reitora conta sobre suas perspectivas para o futuro da instituição

Publicada por Giovanna Alves em 03/07/2023 Atualizada há 10 meses

No último dia 23 de junho, a professora Anna Catharina Costa Dantas foi nomeada, em portaria nº 1025/2023, pró-reitora de Ensino do IFRN. Com um ampla experiência na área de gestão educacional, Anna que é mãe de três e chefe escoteira, se descreve como uma pessoa amorosa e simples, que adora estar rodeada da família e dos amigos e que é movida por desafios. Ao falar de paixão, imediatamente se refere ao IFRN e ao trabalho que realiza há mais de 25 anos na Instituição. "Anna Catharina traz consigo uma visão clara sobre os desafios e oportunidades que o ensino técnico e tecnológico enfrentam no Brasil", destaca o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.

Saiba mais sobre essa profissional comprometida com a educação, com vasta experiência na área e com uma sólida formação acadêmica.

A base sólida de uma líder comprometida com a educação

A nova pró-reitora possui uma formação acadêmica de destaque. Obteve o título de doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, em Portugal, em 2023. Além disso, é mestre em engenharia elétrica e da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 1997 e graduada em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1995.

Sua trajetória profissional é marcada por uma ampla experiência na área de gestão educacional. Desde 1998, Anna Catharina é professora do IFRN e ao longo dos anos, ocupou diversos cargos de liderança, como Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Informática e diretora do Campus Natal-Zona Norte do IFRN e durante sua carreira, teve papel fundamental em projetos de grande importância para a Instituição e para a educação profissional e tecnológica do país. Destacam-se a implantação do Campus Natal-Zona Norte, a elaboração/revisão de políticas educacionais institucionais e nacionais, como o Projeto de Transformação do CEFET-RN para IFRN, o Projeto Político-Pedagógico do IFRN e, recentemente, o Dossiê com a situação da Rede Federal em relação às reformas curriculares dos Cursos Técnicos Integrados.

Compromisso com a transformação social através da educação

Questionada sobre sua escolha em trabalhar na área educacional, especialmente no ensino técnico e tecnológico, Anna revela que sempre teve o sonho de ser professora e enxerga na educação profissional e tecnológica um meio de promover a transformação social, tão necessária em seu estado. Ela destaca ainda o seu compromisso com a missão de proporcionar acesso, permanência e êxito aos estudantes e os meios necessários para isso.

“Para isso, existe necessidade de constituir nacionalmente um financiamento público permanente, que dê conta das atividades de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização e do acompanhamento socioeducacional dos nossos estudantes. Também há necessidade da formação e valorização contínua dos nossos docentes e técnicos-administrativos. Além da gestão e do planejamento pedagógico das nossas ofertas educacionais.” Relata a pró-reitora.

Revisão das ofertas: processo democrático e efetivo

Sobre o processo de revisão das ofertas, Anna Catharina, destaca que o processo continuará em andamento, mantendo a perspectiva de ser realizado através de uma construção coletiva, que visa o desenvolvimento do ensino e o fortalecimento da qualidade educacional no instituto. "Queremos e precisamos das contribuições de servidores, estudantes e dirigentes da instituição, somente assim, poderemos garantir a continuidade da oferta de qualidade do IFRN", afirmou.

”Para 2023, pretendemos concluir a revisão dos cursos técnicos integrados. Em continuidade, teremos a revisão das demais ofertas e da nossa organização didática. A oportunidade que tive de coordenar um processo similar a esse entre 2009 e 2012, pautado nas concepções institucionais e nos princípios e fundamentos do currículo integrado, definidos no nosso Projeto Político-Pedagógico, proporciona a certeza de que possuímos, como instituição, a expertise e o alicerce necessários para concluir essa tarefa grandiosa", destaca a pró-reitora.

Ela cita também, a importância de retomar as ações de acompanhamento dos estudantes, visando melhorar os índices de evasão e retenção. Para isso, propõe a implementação de um conjunto de ações que contribuam para a permanência e o êxito dos estudantes, garantindo a qualidade socialmente referenciada defendida presente no Projeto Político-Pedagógico do IFRN.

Reforma do Ensino Médio

Anna Catharina tem uma visão crítica sobre a atual reforma do ensino médio no Brasil. Na sua opinião, o processo "contribui para a acentuação das desigualdades socioeducacionais", afirma. “A adoção dessa política significaria assumir a formação humana e profissional de adolescente e jovens com uma base científico-tecnológica frágil, de modo que não há, institucionalmente, qualquer possibilidade de diálogo entre as nossas concepções de educação e de gestão educacional e aquelas em que está fundamentado o Novo Ensino Médio”, reforça.

No entanto, Anna Catharina vê na oportunidade de ampliar as matrículas nos cursos técnicos integrados uma forma de reafirmar os princípios de formação humana integral defendidos pela instituição. “Por outro lado, sendo a referência nacional como somos, temos a oportunidade de reafirmar os princípios institucionais de formação humana integral, por meio da ampliação efetiva de matrículas nos nossos cursos de educação profissional técnica de nível médio na forma integrada (ou, como carinhosamente denominamos, nossos cursos técnicos integrados).“ Complementa a pró-reitora.

Gestão
Pró-Reitoria de ensino