Internacionalização

IFRN e Universidade de Cabo Verde discutem parcerias

Foram apresentados alguns possíveis focos de parcerias entre as instituições

Publicada em 20/04/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Temas como intercâmbios de capacitação e de empreendedorismo foram pauta

Na manhã desta terça-feira (20), representantes da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e do IFRN reuniram-se para discutir possíveis parcerias. Pelo IFRN, conduziu a reunião o professor Samuel Lima, assessor de Extensão e de Relações Internacionais na Pró-Reitoria de Extensão (Aseri/Proex), com a participação de Francinaide Nascimento, coordenadora da Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (COPPG/Propi), além de Fernando Antônio e Avelino de Lima Neto, respectivamente, secretário-executivo e pró-reitor da Propi. Pela Uni-CV, estiveram presentes o vice-reitor de Ensino, João Cardoso, o assessor para Relações Internacionais - Bruniguel Andrade, e Maria de Lourdes, pró-reitora para Extensão.

Na reunião foram discutidos alguns possíveis focos de parcerias entre as instituições, a partir da consulta prévia aos seus respectivos sites. A Pró-Reitoria para Extensão da Uni-CV demonstrou bastante interesse na experiência do IFRN no acompanhamento de egressos e nas relações com o mundo do trabalho. Nessa direção, para Samuel Lima, “é possível realizar intercâmbios internacionais de capacitação em torno dos processos sistêmicos”. Francinaide Nascimento, por sua vez, salientou: “para impulsionar a internacionalização de nossos programas stricto sensu, buscaremos parcerias pontuais com os mestrados e doutorados da Uni-CV, com o objetivo de iniciar ao menos uma atividade conjunta”.

Próximos passos

Como encaminhamentos, sugeriu-se um encontro entre as Incubadoras Tecnológicas do IFRN e com a Pró-Reitoria para Extensão da Universidade de Cabo Verde, para intercâmbios sobre empreendedorismo inovador e cooperativismo social, além de uma reunião de representantes de programas stricto sensu do IFRN com coordenadores de ofertas dessa modalidade da UCV e do intercâmbio de processos institucionais em torno do acompanhamento de egressos, como o que é protagonizado pela Assessoria de Relações para o Mundo do Trabalho (Asremt/PROEX).

Concomitantemente, os assessores de Relações Internacionais iniciarão o diálogo sobre produção do convênio guarda-chuva. "Esse convênio significa o esforço do IFRN de se inserir em redes lusófonas de ensino, pesquisa e extensão entre países do Sul global”, celebrou o professor Avelino Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação.

extensao
pesquisa