Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Representação

39ª Olimpíada de Matemática da Unicamp: estudantes do IFRN chegam à fase final

A olimpíada, sediada em Campinas/SP, ocorreu nos dias 2 e 3 de setembro

Publicada por Cecilia Alves em 08/09/2023 Atualizada há 7 meses, 4 semanas

Para a fase final da 39ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), foram convocados 232 equipes de vários estados do país e as duas equipes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foram as únicas que representaram o Rio Grande do Norte.

O IFRN participou da competição através de estudantes dos campi Nova Cruz e Mossoró, com as equipes "União Fibonacci", orientados pelo professor Francisco Erivan, composta pelos estudantes: João Henrique Batista Régis, Saulo Carlos Pereira da Rocha e Adlla Rafaelly de Souza Nogueira. Já a equipe "Arithmetiké" orientada pelo professor Elias Neves, é constituída por: Brunna Rayanne Alves Silva, João Kluivert da Silva Canuto e Osmar Caio da Costa Silva.

Foram entregues medalhas de ouro, prata e bronze para 58 equipes, totalizando 174 estudantes. Desse total, 25 equipes também foram premiadas pela qualidade da redação com que apresentaram as soluções para os problemas matemáticos presentes na prova.

39ª Olimpíada de Matemática da Unicamp: estudantes

Brunna Rayanne, aluna do Campus Mossoró, comenta que a olimpíada abriu várias oportunidades que antes pareciam distantes, e espera que a participação das equipes incentive outros estudantes do IFRN a conhecer e participar do evento. Segundo Caio da Costa, comparecer na OMU foi inesquecível: “Embora minha equipe não tenha garantido uma medalha, a experiência de estar cercado pelo alto nível da matemática brasileira, competir com entusiastas apaixonados e analisar as questões após a prova foram momentos extraordinários”

O professor Francisco Erivan contou um pouco da experiência de participar da fase final. "Apesar de não termos ganhado premiação na 39ª OMU, os aprendizados e experiências foram bastantes significativos. Para os alunos e professores a olimpíada tem um potencial de proporcionar oportunidades e um intercâmbio de cultura e conhecimento. A olimpíada, por exemplo, propiciou para os estudantes, a primeira viagem de avião e o contato inicial com alunos da Unicamp, que é considerada uma das melhores do país. Tudo isso são experiências ímpares", relatou.

Palavras-chave:
Olimpíada
Matemática
OMU

Notícias relacionadas