Educação

2º Dia do V Simpósio de Educação do IFRN fomenta o debate sobre Ensino Público de qualidade

Evento contou com a partipação do ator Lázaro Ramos

Publicada por Ester Macedo em 23/05/2024 Atualizada há 3 semanas, 4 dias

Com uma agenda repleta de atividades, o segundo dia do V Simpósio de Educação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) teve início na manhã desta quarta-feira (22), com programação que seguiu até a noite. O evento, com foco na educação, contou com a presença de professores, pesquisadores, estudantes, palestrantes e expositores de banners com experiências pedagógicas exitosas. O destaque de hoje foram as conferências da psicóloga Adriana Foz e do ator e diretor Lázaro Ramos.

No início do dia, a programação foi voltada à exposição de stands desenvolvidos pela comunidade acadêmica da Instituição, e logo após, a apresentação dos seguintes minicursos: “As diferentes formas de assédio sob as perspectivas psicológica e jurídica”, apresentado por Fernanda Marques (IFRN) e Ana Santana (IFRN), com a mediação de Lorena Cassiano (IFRN), “Diálogos para o bem-estar”, apresentado por Edigleide Rabelo e mediado por Samuel Anderson (UFRN), e, por fim, “A questão da ‘paz’ simbolismo – racionalidade – práxis”, apresentado por Rafael Trentin (IFRN) e mediado por Rejane Barros (IFRN).

Para a estudante da pós-graduação em Ensino do Campus Mossoró do IFRN, Clara Wesllyane Morais da Silva, o Simpósio foi uma oportunidade para agregar conhecimento: “é muito enriquecedor para nós enquanto professores e profissionais de educação. O evento foi de muito aprendizado, iremos voltar com uma bagagem bem cheia de conhecimentos, de partilhas e de amizades que fizemos aqui pela apresentação dos trabalhos”, disse.

Ainda pela manhã, aconteceu a Mostra “IFRN: Boas práticas em ensino, pesquisa, extensão e gestão” e os debates “Direitos culturais das pessoas com deficiência”, aplicado por Rafael da Silva Maximiano, do Ministério da Cultura, e “Projeto Mapear: mapeamento dos pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes”, discutido por Carolina Oliveira Ornela e Saulo Anderson Henrique Andrade, ambos da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

À tarde, além da exposição de stands, ocorreu o check-in de pôsteres e apresentação de trabalhos, o momento com Fabiano Piúba, representante do Ministério da Cultura, voltado à dimensão cultural da leitura e da formação artística. Para finalizar, aconteceu a conferência de Lázaro Ramos e, em seguida, o show da cantora Vivi Nascimento.

Palestra de Lázaro Ramos

Alguns costumes precisam ser mudados

“Educação para uma sociedade em transformação”, palestra ministrada pelo ator, abordou a vida em relação à educação, e como foi possível, através dela, construir um futuro melhor e impactar a sociedade. Neste mesmo momento, os mediadores da conferência convidaram dois ex-alunos, Charlison Patrick e Meyriane Costa, para trazerem a discussão sobre uma educação transformadora.

“A educação é uma das minhas maiores paixões, porque eu sei do poder revolucionário da educação, mais especificamente no ensino público, e eu sei o que fez na minha vida, por isso, gosto de compartilhar essa notícia por aí. Falar sobre esse assunto é resgatar a importância da educação, das tecnologias acerca da temática que estão sempre se transformando e interagindo, principalmente, com a comunidade escolar, que é um dos lugares mais importantes do nosso mundo”, concluiu Lázaro.

IFRN
Educação