Integrantes do COLETARES comemoram resultados do Projeto

Em 2017, ações de educação ambiental já movimentaram centenas de estudantes de escolas públicas de Pau dos Ferros e Região

Publicada em 29/12/2017 Atualizada há 1 ano

Crianças de escolas públicas participam de oficina a partir de material reciclável. Projeto foi aprovado em seleção da Pró-Reitoria de Extensão do IFRN (Proex)

Contribuir para a preservação e conservação do meio ambiente, dar bons exemplos de cidadania, compartilhar conhecimentos e informações acerca da importância do meio ambiente são algumas das marcas positivas que o Projeto de Extensão Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos, o COLETARES, está deixando de legado.

Desde que foi iniciado, o Projeto vem ganhando visibilidade e sendo ampliando pelas suas boas práticas e exemplos a jovens estudantes de escolas públicas do Alto Oeste potiguar.

O Projeto foi um sucesso. Tanto que teve contrato renovado e ampliou suas ações para novas escolas e municípios. Agora, além do Campus Pau dos Ferros do IFRN e Escola Municipal Severino Bezerra, o Projeto estende suas ações para as instituições: Escola Municipal São Benedito (Pau dos Ferros/RN), Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas (Pau dos Ferros/RN), Escola Estadual 4 de Setembro (Pau dos Ferros/RN), Escola Municipal 4 de Outubro (José da Penha/RN) e Escola Estadual Cristóvão Colombo, em Doutor Severiano/RN.

As ações do COLETARES já movimentaram centenas de estudantes de Pau dos Ferros e Alto Oeste potiguar, com diversas atividades de educação ambiental. Confira algumas:
- Coleta seletiva de resíduos sólidos;
- Instalação de coletores de papel e "papa-pilhas" e baterias;
- Palestras;
- Gincanas;
- Visitas técnicas ao lixão;
-  Produção de adubo ecológico;
- Capacitação de catadores e mediadores de reciclagem;
- Oficina de fabricação de vassouras com material reciclável;
- Oficina de produção de saponáceos e embalagens de produtos recicláveis;
- Plantio de mudas.

O coordenador do Coletares, Bruno Martins, comemora os resultados do Projeto, que conta uma equipe formada por de bolsistas, além de apoio de servidores do IFRN e de escolas participantes. As prefeituras das cidades contempladas também são parceiras do Projeto.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:
17/02/2017: Campus apresenta o "COLETARS" aos seus alunos e servidores nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro.
27/03/2017: Estudantes produzem adubo ecológico a partir de compostagem de resíduos.
30/03/2017:Projeto COLETARES promove oficina com catadores e mediadores de reciclagem.
07/08/2017:Projeto de Extensão "COLETARS" amplia ações para 4 novas escolas no Alto Oeste potiguar.