EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projeto de Extensão "COLETARS" amplia ações para 4 novas escolas no Alto Oeste potiguar

Prefeituras dos municípios são parceiras das atividades

Publicada em 07/08/2017 Atualizada há 1 ano

Professor do IFRN, Valdenir Lima, fala aos alunos em uma das escolas contempladas pelo projeto

O Projeto de Extensão Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos, o COLETARS, aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFRN (Proex), teve a sua vigência renovada e ampliou suas ações em mais escolas, levando ensinamentos educativos de preservação e conservação do meio ambiente, com foco no gerenciamento de resíduos sólidos..

Agora, além do Campus Pau dos Ferros do IFRN e Escola Municipal Severino Bezerra, o Projeto estende suas ações para as instituições: Escola Municipal São Benedito (Pau dos Ferros/RN), Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas (Pau dos Ferros/RN), Escola Estadual 4 de Setembro (Pau dos Ferros/RN), Escola Municipal 4 de Outubro (José da Penha/RN) e Escola Estadual Cristóvão Colombo, em Doutor Severiano/RN.

As ações do Projeto contam com parceria das prefeituras municipais. No dia 24 de julho, o Coletars foi apresentado na Escola Maria Edilma de Freitas . No dia 31 de julho, o projeto foi levado a Doutor Severiano e José da Penha. Na semana passada, aconteceu uma nova ação, intitulada "Adote uma Árvore". Dezenas de mudas foram plantada sem canteiros de ruas de Pau dos Ferros. As ações continuam nos próximos dias, movimentando servidores do IFRN e das prefeituras parceiras envolvidas.

Com a renovação do COLETARES, Segundo o coordenador do Projeto, Bruno Martins, o projeto continuará com as ações até dezembro, envolvendo trabalho educativo de conscientização e sensibilização.

Desde que foi iniciado, em 2016, o projeto já realizou diversas ações em parceria com as prefeituras, representante da associação de catadores, incluindo visita ao lixão. O Coletars consiste na sensibilização e conscientização, disponibilização de coletores, palestras, oficinas, gincanas, instalações de lixeiras, atividades de compostagem, coletores de pilhas e baterias e transporte frequente dos resíduos sólidos (RS).

::: CONTEÚDO RELACIONADO:

30/03/2017:Projeto COLETARES promove oficina com catadores e mediadores de reciclagem.
22/03/2017:Projeto de Extensão "Coletares" produz adubo ecológico a partir de compostagem de resíduos.
14/03/2017:Equipe do "COLETARES" promove nova visita à Escola Municipal Severino Bezerra.