INTERDISCIPLINARIDADE

EXPOTEC, ETAL e Semana de Música trazem centenas de pessoas ao IFRN, em Pau dos Ferros

Eventos vão até amanhã, 21, com programação variada de ciência, tecnologia e cultura

Publicada em 20/10/2017 Atualizada há 1 ano

Estudantes do IFRN e de outras instituições tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos científicos. Foto: Lucas Campelo

Desde a noite da última quarta-feira (18), a 6ª Exposição Científica Tecnológica e Cultural (EXPOTEC), o 2º Encontro de Tecnologia do Alto Oeste Potiguar, o ETAL; e a 2ª Semana de Música estão trazendo centenas de pessoas ao Campus Pau dos Ferros do IFRN.

Bastante diversificada, a programação dos eventos conta com ap
resentações culturais, palestras, conferências, mesas-redondas, Torneio de Jogos Eletrônicos, Desafio de Programação, além de oficinas e minicursos.

Estudantes de outros campi do IFRN, além de outras instituições de ensino, também estão participando da programação, inclusive apresentando trabalhos científicos nas modalidades oral e pôster.

Foram dezenas de minicursos e oficinas, distribuídos em diversas áreas do conhecimento. Um minicurso bastante procurado, "Introdução à Astronomia", possibilitou aos estudantes novos conhecimento sobre o universo estrelar. O ministrante, o Professor de Física Thiago Borrajo, avalia positivamente a atividade. "Esta foi uma experiência muito boa de minicurso. Foi interessante a empolgação dos alunos, eles participaram e estavam muito envolvidos. Buscamos trabalhar de uma maneira que chamasse atenção, fugindo um pouco da abordagem histórica e tratando de questões do tipo "Como é que uma estrela se forma?", "Como é o processo de morte dela?", "O que são as ondas gravitacionais?", "O que é matéria escura, energia escura?", enfim, tratamos de temas que despertam atenção de muita gente, mas poucos sabem do que se trata. Avalio o saldo do minicurso como muito positivo", detalha o Professor Borrajo.

EGRESSOS DO CAMPUS PAU DOS FERROS DO IFRN ATUAM NA PROGRAMAÇÃO
Na tarde de ontem (19), a Mesa Redonda intitulada “O que o IFRN-PF mudou em minha vida?” reuniu três alunos egressos do Campus: Argeu Cavalcante (da Licenciatura em Química), Hugo Soares (do Técnico em Informática) e Pedro Crescêncio (do Técnico em Alimentos). Eles compartilharem aprendizados e experiências conquistados com a vivência no Instituto. E não parou por aí... Cleiton Lima tem 20 anos e é natural de Portalegre/RN. Ele concluiu o curso técnico integrado em Informática no Campus. Atualmente, cursa Tecnologia da Informação na UFRN, além de ser bolsista de pesquisa no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS). Hoje, Cleiton retornou ao IFRN na qualidade de ministrante de minicurso, através do qual repassou conhecimentos sobre Introdução a Laravel, ferramenta de linguagem de programação PHP para desenvolvimento de aplicações web. “Foi um prazer ser convidado a participar deste evento, gostei muito. Foi interessante a ideia de união da EXPOTEC, do ETAL e da Semana de Música. Essa integração é ótima porque interage diferente pessoal.”, comenta Cleiton. "Espero parti

A programação prossegue até amanhã (21), sendo marcada pela Cerimônia de Encerramento e Premiação, que reconhecerá os melhores trabalhos científicos nas modalidades orais e pôsters (banners), além dos campeões dos torneios e campeonatos do ETAL. Antes da premiação, os presentes contemplarão apresentações de curtas, resultado de projetos de extensão. Para fechar com chave de ouro, talentos da casa promoverão a apresentação musical "Seu Jorge e Zé Ramalho", às 11h, no pátio do Campus.

Acesse o hotsite da EXPOTEC:

::: CONTEÚDO RELACIONADO:

19/10/2017: Noite de cultura e conhecimento marca abertura da EXPOTEC, ETAL e Semana de Música.
16/10/2017:
EXPOTEC, ETAL e Semana de Música têm início nesta quarta-feira (18).
11/10/2017:
Comissão Científica divulga relação de trabalhos aceites para a EXPOTEC.
10/10/2017:
Divulgada relação de monitores de apoio da EXPOTEC, ETAL e Semana de Música.
29/09/2017:
Abertas inscrições para monitores de apoio da Expotec, ETAL e Semana de Música.
19/09/2017:
Trabalhos para a 6ª EXPOTEC podem ser submetidos até o próximo domingo (24).
06/09/2017: EXPOTEC e ETAL abrem inscrições. Submissões de trabalhos vão de 6 a 17 de setembro.