INTERNACIONAL

Estudante da Costa Rica inicia vivência de intercâmbio no IFRN em Pau dos Ferros

Óscar Barquero veio ao Brasil através da AFS, organização parceira da Instituição

Publicada em 28/02/2019 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Óscar posa para foto com a sua turma ao término da aula de Língua Portuguesa com o Professor Dr. Felipe Morais de Melo.

Óscar Roldolfo Mata Barquero tem apenas 17 anos e veio de longe: da Costa Rica! A missão? Viver um intercâmbio cultural no Brasil, mais especificamente no Campus pau dos Ferros do IFRN.

O estudante do país caribenho iniciou sua experiência no Instituto na última quinta-feira (21), data de início das aulas no Campus Pau dos Ferros.

O costa-riquenho está matriculado no turno matutino, na turma do segundo ano do curso técnico integrado em Informática.

A Diretora Acadêmica, Amélia Reis, em nome da gestão do Campus, comemora a chegada do aluno: “A admissão de alunos intercambistas no Campus já tem se tornado uma constante, sendo este, o quarto aluno a frequentar o Ensino Médio Integrado conosco. A proposta é muito importante, pois nos proporciona uma troca cultural, bem como a oportunidade da vivência de socialização das distintas experiências pedagógicas. Ao novo aluno, desejamos contribuir com sua permanência aqui em Pau dos Ferros”, comenta a Diretora.

O estudante do Caribe gostou dos brasileiros e disse que está vivendo um momento muito diferente: “[Os brasileiros] são muito bons, é uma experiência muito diferente para mim. É como sair da zona de conforto e ver um mundo diferente, ver coisas de outro ponto de vista. Eu notei também que havia muita diferença na forma como vivem as pessoas aqui e em meu país, além de que Costa Rica é super pequeno, menor do que o Rio Grande do Norte, então aqui há coisas demais e que são mais abertas”, relata Barqueiro.

Óscar está com boas expectativas sobre o que espera após concluir o intercâmbio, cuja duração é de 1 ano:  “Eu espero estar falando português, essa seria minha meta mais alta! Ver as coisas com uma perspectiva totalmente diferente, sair com outra mentalidade daqui, sabendo que sempre a gente vai poder voltar e que uma parte da gente fica aqui; aprender de experiências que ocorram ao longo do caminho, porque vai haver momentos muito bonitos, e momentos muito ruins também, porque é uma experiência com altos e baixos, mas espero aproveitá-la ao máximo, porque não são muitas pessoas que podem ter uma experiência como essa.”, detalha o intercambista.

O Servidor Marcelo Camilo, responsável pela Assessoria de Relações Internacionais do IFRN (ASERI), fala das cooperações que a ASERI tem promovido, possibilitado o intercâmbio de estudantes estrangeiros. “A vinda desse aluno ao IFRN é possível porque existe um termo de cooperação, que a ASERI captou e construiu e que, hoje, possibilita essa relação entre instituições, permitindo que alunos estrangeiros que vêm ao nosso Instituto possam ser matriculados e estudar conosco.”, detalha o Assessor.

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL EM ENVIO E RECEBIMENTO DE ESTUDANTES
O Campus Pau dos Ferros do IFRN tanto já enviou seus alunos ao exterior, como recebeu estudantes. Daqui, já foram 3 alunos a Roma, na Itália, através do Programa Ciência sem Fronteiras; como também a Salamanca, na Espanha, através do Programa Capes-Salamanca/ProUni.

Em 2017 o Campus recebeu a estudante Loredana Blindu, da Itália. Em 2018, foi a vez de Thofun Sangthong e Pawinee Kuwiriy, ambas da Tailândia. As estudantes realizaram intercâmbio através da AFS – Intercultura Brasil, grupo parceiro do IFRN.

SOBRE O AFS

Parceira do IFRN, a AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de Aprendizagem Intercultural para contribuir com as pessoas no desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e do entendimento necessários para criar um mundo com mais justiça e paz.
Com informações do Site AFS Intercultura Brasil.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:
29/08/2018: Estudante Tailandesa inicia intercâmbio no Campus Pau dos Ferros.
20/04/2018:Campus Pau dos Ferros recebe estudante intercambista da Tailândia.
13/04/2014:Intercambista do Moçambique visita o Campus Pau dos Ferros.

Colaboração com tradução: Professor Felipe Morais de Melo e Ricardo Mendoza.