INTERNACIONAL

Estudante tailandesa inicia intercâmbio no Campus Pau dos Ferros

Pawinee Kuwiriya é a segunda estrangeira vinda da Tailândia

Publicada em 29/08/2018 Atualizada há 12 meses

Pawinee (Ploy) posa para fotos com seus colegas e Professor Felipe Morais, antes de inciarem aula de Língua Portuguesa e Literatura II

Após vir do outro lado do planeta, atravessando um percurso de mais de 15.000 quilômetros, a estudante asiática Pawinee Kuwiriya chegou ao Campus Pau dos Ferros do IFRN, escola hospedeira que a recebeu para vivenciar um intercâmbio cultural de um ano.

A intercambista tem 17 anos e é carinhosamente chamada de "Ploy".A estudante iniciou o intercâmbio na segunda-feira (20 de agosto) e está matriculada na turma do 2º ano do curso técnico integrado em Apicultura, no turno matutino. Na ocasião de seu primeiro dia de aula no Brasil, ela veio acompanhada de voluntários do Comitê Pau dos Ferros do AFS, organização internacional de intercâmbio que mantém parceria com o IFRN.

Pawinee demonstrou estar otimista com a experiência no Brasil: "O pessoal é muito gentil e divertido". Ela falou também da expectativa sobre o que espera com o final do intercâmbio: "Eu espero ter muita paciência, pois estou em um país muito diferente e tem que aprender Português aos pouquinhos", relata a tailandesa. A jovem acredita que o intercâmbio agregará ainda mais valor à sua experiência de vida e carreira, já que pretende retornar ao seu país e cursar odontologia.

MOVIMENTAÇÃO INTERNACIONAL DE ALUNOS
O Campus Pau dos Ferros do IFRN já enviou seus alunos a outros países, como também já recebeu. Em 2012 e 2013, graduandos da Licenciatura Plena em Química tiveram a oportunidade de estudar na Itália, através do Programa Ciência sem Fronteiras. Em 2014, um graduando do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi selecionado para estudar na Espanha, através do Programa Capes-Salamanca/ProUni.

O Campus também vai ficando veterano em sua vivencia como anfitrião. Em 2017, recebemos a estudante Loredana Blindu, vinda da Itália. A estudante estudou durante seis meses, no 3º ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos. Já em abril de 2018, acolhemos Thofun Sangthong, da Tailândia, que está até hoje cursando intercâmbio no IFRN.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:
20/04/2018: Campus Pau dos Ferros recebe estudante intercambista da Tailândia.
13/04/2014:
Intercambista do Moçambique visita o Campus Pau dos Ferros.