INTERNACIONAL

Campus Pau dos Ferros recebe estudante intercambista da Tailândia

Thofun Sangthong iniciou intercâmbio cultural de um ano no IFRN, em turma do Ensino Médio integrado

Publicada em 20/04/2018 Atualizada há 12 meses

Fin com seus colegas de sala e a Professora Raíssa Queiroz, durante aula de Língua Inglesa

Do continente asiático para o Sertão do Alto Oeste potiguar: este é o trajeto que a estudante Thofun Sangthong, da Tailândia, realizou para dar início ao intercâmbio cultural no Brasil, mais especificamente no Campus Pau dos Ferros do IFRN.

A experiência no IFRN terá duração de um ano letivo e teve início na manhã no dia 3 de abril, quando foi apresentada à sua turma: o terceiro ano do curso técnico integrado em Alimentos.

"Fin", como é carinhosamente chamada, tem 16 anos e realiza o intercâmbio através da AFS, organização internacional de intercâmbio, parceira do IFRN.

Ao ser perguntada sobre o que está achando do Brasil, inicialmente Fin afirmou que é muito quente! “It's very hot!" [risos]. Com um sorrido no rosto, a intercambista afirmou está gostando do seu novo país e falou sobre os brasileiros: “Eles são muito legais e amigáveis. Espero falar Português fluentemente  e aprender uma nova cultura, a cultura Brasileira!”, relata Fin, que já fala os idiomas Tailandês e Inglês.

A Diretora Acadêmica do Campus, Amélia Reis, comemora e afirma que tanto a escola quanto a intercambista têm a ganhar: “É uma grande alegria receber Fin na nossa Instituição! Esperamos poder contribuir acadêmica e afetivamente com ela durante o ano letivo em que ficará em Pau dos Ferros. Temos muito a aprender, temos muito a compartilhar!”, afirma a Diretora Acadêmica.

Os colegas de sala também estão gostando de receber uma estudante vinda outro lado do mundo para a sua sala. Um deles é João Pedro Reynaldo, de 17 anos: "É muito interessante receber uma intercambista. Com essa troca de informação, a gente tem a chance de conhecer a cultura de outro país, de ambos saber como ensinar e se ajudar. É um contato que nos favorece também. Espero que Fin consiga compreender nosso idioma e passe a falar português fluentemente e, também, ter uma vivência do lado bom da cultura brasileira, da nossa diversidade. Espero ainda que ela consiga aprender o quão é interessante o nosso curso de Alimentos", relata o estudante João Pedro.

Equipe voluntários do Comitê do AFS em Pau dos Ferros esteve no Campus na primeira semana de experiência de Fin. Na ocasião, eles participaram de momento da Reunião Pedagógica, através da qual puderam trocar orientações e informações com professores e as diretoras.

Vale lembrar que, em 2017, o Campus recebeu a estudante Loredana Blindu, vinda da Itália. A estudante estudou durante seis meses, no 3º ano Curso Técnico Integrado em Alimentos.

SOBRE O AFS

O AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de Aprendizagem Intercultural para contribuir com as pessoas no desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e do entendimento necessários para criar um mundo com mais justiça e paz.
Fonte: Site AFS Intercultura Brasil.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:
13/04/2014:Intercambista do Moçambique visita o Campus Pau dos Ferros.