Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COLAÇÃO DE GRAU

Em sessão solene, Campus gradua novos licenciados em Química e analistas e desenvolvedores de sistemas

Realizada na noite de ontem, 13, Cerimônia diplomou 27 novos profissionais

Publicada em 14/02/2020 Atualizada há 1 ano

Solenidade teve início às 19h22 e foi realizada no Auditório Ariano Suassuna, no IFRN, em Pau dos Ferros. Foto: Jalon Medeiros.

O Campus Pau dos Ferros do IFRN realizou na noite desta quinta-feira, 13, a Solenidade de Colação de Grau dos formandos do semestre letivo de 2019.2 dos cursos de Licenciatura em Química e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).


Presidida pela Diretora Geral em Exercício do Campus Pau dos Ferros, Amélia Cristina Reis e Silva; que na ocasião representou o Reitor do IFRN, Professor Wyllys Abel Farkatt Tbaosa, a cerimônia contou com a presença de autoridades acadêmicas, homenageados, servidores, formandos e familiares, além da vice-prefeita de Pau dos Ferros, Zélia Maria Leite, representando o poder público municipal.


Instalada a sessão solene, o formando Francisco Espedito Diniz, com os demais formandos, proferiram o juramento protocolar. Na sequência, o concluinte Antonio Braga de Rezende Neto, em nome dos graduandos, requereu a concessão do diploma. Ao serem apresentados pelo Diretor Acadêmico em Exercício, Ulysses Vieira da Silva Ferreira, foi procedida a outorga do grau.


A Cerimônia ainda contou com a outorga das láureas acadêmicas. Do curso de Química, levou  a láurea o aluno Ewertton Everaldo Soares Lopes. Já o formando Antônio Almeida Rêgo, foi o laureado do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

D E P O I M E N T O S


Natural do município de Encanto (RN), o formando Francisco Espedito Diniz, de 21 anos, é filho de pais agricultores. Em entrevista ao IFRN, o jovem professor comemora: “Só tenho a agradecer ao Campus Pau dos Ferros do IFRN por nos possibilitar a realização dos nossos sonhos. Aqui compartilhamos muitos momentos, histórias, emoções e experiências. Foi apenas o primeiro passo rumo a uma caminhada de sucesso. A todos os servidores, minha gratidão, pelo zelo e preocupação em ofertar uma educação de qualidade, sobretudo, pela missão de transformar vidas.”, relata Espedito.


Além dos formandos, os pais também comemoram. Um deles é o Senhor José Ribeiro da Silva, pai da formanda Vanúsia Ribeiro da Silva. Residente no município de Doutor Severiano (RN), José é pescador aposentado e celebra a graduação de sua filha: “Eu fiquei muito satisfeito em ver Vanúsia se graduar nessa noite.  Espero que muitos pais tenham condições de assistir que nem eu. Pra mim, é grande surpresa. Então, desejo que todos os pais pobres tenham condições de ver seus filhos formados. Pra mim, estou muito satisfeito.  E agradeço a todos que assistiram”, comenta José.


Do município de Água Nova (RN), a Auxiliar de Serviços Gerais, a Senhora Maria Irlene Pereira da Silva Bezerra, veio prestigiar a Colação de Grau de seu filho, Anderson Bezerra da Silva, que a tomou como madrinha. Orgulhosa, Dona Irlene também deu entrevista: “Achei a cerimônia linda, belíssima, organizada e bastante emocionante. Me senti muito feliz e orgulhosa, e agradeço a Deus por essa conquista do meu filho”, relata a auxiliar de serviços gerais, mãe do novo analista e desenvolvedor de sistemas.


Francisca Soares da Costa Lopes, dona de casa, foi outra mãe que nos prestou depoimento. Ela é mãe formando Ewerton Everaldo Soares Costa, do curso de Química. “A noite de ontem foi de uma emoção indescritível. Acompanhar as conquistas do meu filho tornou-se uma das coisas mais maravilhosas que uma mãe pode esperar. Meu coração é só orgulho e gratidão!”, comemora a mãe de Ewertton, que também foi aluno laureado do curso.


D I S C U R S O S


Oradora
A oradora da Solenidade, Cintia Mikaely Saraiva Brasil, discursou em nome dos demais formandos. Em sua fala, Cintia mencionou o conhecimento adquirido na Instituição, que foi além do acadêmico-científico: “(...) Todo esse processo nos proporcionou muitos aprendizados. Aprendizagem, esta, não só específica a cada área de conhecimento da graduação, mas com certeza aprendizados os quais nos fizeram crescer como pessoa”, pontua. Ainda em seu pronunciamento, a oradora agradeceu e mencionou o significado do IFRN na vida dos formandos: “Queremos agradecer ao Campus Pau dos Ferros do IFRN que tão bem nos acolheu. (...) Todos os momentos vivenciados neste lugar, serão para sempre levados na memória e no coração de cada um de nós. Com certeza, esta foi uma das fases mais felizes de nossa história.” Finaliza.


Paraninfo
O paraninfo geral da Solenidade, o Professor Jeferson Queiroga Pereira, discursou a todos (as) os (as) formandos (as), falando, entre outros pontos, sobre a nova caminhada e persistência para os novos desafios: “Nessa tão longa caminhada, seja na docência ou outra atuação, semeiem e cultivem o que há de melhor em vocês: cultivem o bem, semeiem o bem, de nada vale o conhecimento sem a bondade. Sem ela, vocês serão sábios medíocres. Nas lutas que vocês travarão, a melhor arma será a inteligência munida dos sentimentos de bondade, empatia e integridade. (...) tenham persistência e lutem pelos seus sonhos. O vigor da juventude, das descobertas do mundo, o vigor pelo conhecimento e, sobretudo, o vigor por vencer, que vocês naturalmente carregam em si, os direcionará. As dificuldades nos tornam pessoas fortes, robustas e nos capacitam”, finaliza.


Diretora Geral em Exercício e representante do Reitor
Amélia Cristina Reis e Silva, Diretora Geral do Campus e representante do Reitor, agradeceu e reconheceu o trabalho de todos os envolvidos na graduação e apresentou os (as) novos (as) profissionais ao mercado de trabalho: “O Campus Pau dos Ferros do IFRN vive, hoje, mais uma noite de celebração. Com muito orgulho apresentamos à sociedade 27 novos profissionais, sendo 17 Licenciados em Química e 10 Tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ficamos tranquilos em saber que ofertamos uma sólida formação e que estarão aptos a buscarem atingir seus objetivos, seja na verticalização acadêmica, seja adentrando em outras  vertentes do mundo do trabalho. Parabéns e sucesso a todos (as)!” discursa Amélia que, em ato contínuo, declarou encerrada a Sessão.


A cobertura fotográfica está disponível e pode ser acessada através do link. Créditos: Jalon Medeiros.

COBERTURA FOTOGRÁFICA DA COLAÇÃO DE GRAU




::: CONTEÚDO RELACIONADO:

10/02/2020:Colação de Grau acontece às 19h desta quinta-feira, 13.
29/01/2020:Comunicação Social e Eventos convoca formandos para a reunião e ensaio geral da Colação de Grau.