RECONHECIMENTO

Alunos do Campus Pau dos Ferros têm projetos credenciados para eventos no México

Acadêmicos são do Curso Técnico Integrado em Informática

Publicada em 11/11/2015 Atualizada há 1 ano

Acadêmicos comemoram as conquistas

Cinco alunos do Campus Pau dos Ferros do IFRN, divididos em equipes de 2 e 3 componentes, sob orientação dos Professores Bonfim Aquino, Lucas Vieira e Luís Rodrigues, tiveram seus trabalhos premiados na semana passada, em Natal, durante participação de eventos científicos e tecnológicos realizados no Campus Natal - Zona Norte do IFRN.

Os acadêmicos estiveram na capital potiguar, no período de 3 a 6 de novembro, participando dos eventos II Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MocitecZN), o VI Movimento Científico Norte e Nordeste (Mocinn). Parelelo aos eventos, ainda aconteceu o Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão do Campus Natal - Zona Norte (SipexZN).

Conheça um pouco dos dois projetos.

"SISTEMA ELETRÔNICO DE MONITORAMENTO DOS NÍVEIS INTERNOS DE TEMPERATURA, UMIDADE E CO² RELATIVA EM COLMEIAS"

Este foi o projeto dos alunos Hawllysson Gardel e Moisés Freitas (3º ano de Informática). Eles conquistaram o 1º lugar na categoria "Engenharia" da MocitecZN e tiveram seu projeto credenciado para participar do evento "Proyecto Multimedia" em Guadalajara, no México, em março de 2016.

O projeto piloto integra áreas dos cursos técnicos do Campus (Alimentos, Apicultura e Informática). "É um projeto que utiliza conhecimentos na área de Informática, para resolver um problema na área de apicultura e gerar futuros trabalhos na área de alimentos. O projeto é uma colmeia de abelha, que possui sensores de variáveis como temperatura, umidade e CO2. Então esses parâmetros que são monitorados na colmeia são parâmetros que, para a abelha, para uma colônia de abelha influencia bastante. A colmeia de monitoramento é basicamente isso: você monitorar,  em tempo real, essas variáveis e fazer um estudo e realizar intervenções.", explica Hawllysson.

'A ROBÓTICA EDUCACIONAL E O ARDUINO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA"

Projeto desenvolvido pelos alunos Hugo Soares, Kelvem Lira e Joel Júnior (3º e 4º ano de Informática), que conquistaram o 3º lugar na categoria "Engenharias", no Mocinn. O reconhecimento rendeu credenciamento para participar de um dos maiores eventos científicos da América Latina, a "Milset Amlat" que ocorrerá na cidade de Mazatlán, também no México, em julho de 2016.

A proposta deste projeto foi desenvolver um curso de iniciação à robótica para alunos do curso técnico integrado em Informática. "Esse curso teria como objetivo servir como um instrumento do processo de ensino-aprendizagem do curso. Seria um ambiente interdisciplinar envolvendo as matérias técnicas e também as matérias propedêuticas, além de servir como um ambiente motivador  para o aluno, capaz de atraí-lo através do ambiente, cujas aulas aconteciam no Laboratórios de Informática e Laboratório de Eletrônica", relata Hugo, um dos alunos envolvidos no projeto.

Além do credenciamento, os acadêmicos receberam certificados, medalhas e troféus. O Campus Pau dos Ferros parabeniza todos os envolvidos.