ENSINO SUPERIOR

Agroindústria: conheça o novo curso de graduação do IFRN em Pau dos Ferros

Primeira turma entrará em funcionamento no primeiro semestre letivo de 2022

Publicada em 04/03/2022 Atualizada há 1 ano

Curso será ofertado na modalidade presencial.

Novidade no IFRN e na região, o curso superior de Agroindústria foi recentemente aprovado e entrará em funcionamento já no primeiro semestre letivo de 2022, com início das atividades no mês de abril.

Disponibilizar para o mercado de trabalho, profissionais de nível superior, com aptidão para planejar, elaborar, gerenciar, analisar, coordenar, vistoria e manter os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de produtos agroindustriais, é a proposta geral da graduação, que será ofertada através de curso superior de tecnologia (CST).

O curso possui uma estrutura curricular fundamentada na concepção de eixos tecnológicos constantes do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST). A organização curricular do curso é composta de dois núcleos: Núcleo Fundamental e  Núcleo Científico e Tecnológico (com unidade básica e unidade tecnológica), acrescido de prática profissional.

Ensino, pesquisa e extensão

A graduação será ofertada na modalidade presencial e conta com sete semestres letivos, totalizando mais de 3.700 horas/aulas. Os (as) estudantes terão à disposição salas de aulas e laboratórios, além de demais instalações do Campus, conglomerando atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Assistência estudantil
A comunidade acadêmica do curso, igualmente aos demais, terá acesso às políticas de assistência estudantil através de programas de bolsas e auxílios.

Perfil do (a) profissional formado (a) em Agroindústria:
Ao final do curso, a base de conhecimentos científicos e tecnológicos deverá capacitar o profissional com competência para;

- Planejar, implantar, executar e avaliar os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de produtos agroindustriais, da matéria-prima ao produto final;
- Gerenciar os processos de produção e industrialização de produtos agroindustriais;
- Supervisionar as várias fases dos processos de industrialização e desenvolvimento de produtos agroindustriais;
- Analisar produtos agroindustriais;
- Desenvolver técnicas, processos e produtos voltados ao desenvolvimento da agroindústria local/regional;
- Gerenciar a manutenção de equipamentos na agroindústria;
- Coordenar programas de conservação e controle de qualidade;
- Desenvolver novos produtos e pesquisa na agroindústria;
- Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação;
- Buscar atender as novas demandas do mercado atreves dos conhecimentos adquiridos;
- Realizar a investigação científica e pesquisa aplicada como forma de contribuição para o processo de produção de conhecimento.

Conheça mais competências na página do curso, cujo link para acesso está disponível no final desta notícia.

Público-alvo e formas de ingresso
O acesso ao curso é destinado a portadores do certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente. O primeiro processo seletivo será utilizando notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O edital com abertura de 40 vagas no turno vespertino deve ser publicado no dia 14 de março.

Aprovação e instituição
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e Projeto de Autorização de Funcionamento (PAF) foram aprovados pela Deliberação Nº 38/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRN (Consepex). Já o documento de criação do curso está instituído através da Resolução Nº 2/2022 do Conselho Superior do Instituto, o Consup. Para conferir os documentos e saber mais detalhes sobre o novo curso.

Mais informações podem ser obtidas na página do curso ou através do e-mail: agroindustria.pf@ifrn.edu.br.

Acesse:

Página do curso

::: CONTEÚDO RELACIONADO:
15/02/2022:Conheça a Licenciatura em Química.
15/02/2022:Conheça o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.