Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SÉRIE: GRADUAÇÕES NO IFRN

Conheça a Licenciatura em Química

Licenciado (a) em Química pode atuar na docência e pesquisa desde instituições de educação a empresas

Publicada em 15/02/2022 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 06:47

Ofertado na modalidade presencial, curso possui duração de oito semestres.
Ofertado na modalidade presencial, curso possui duração de oito semestres.

Por Eduardo Fernandes,
colaborador no Núcleo de Jornalismo (Nujor) da Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce) da Reitoria do IFRN.



Explicar a matéria, os fenômenos naturais, a vida humana e também as outras formas de vida não seria possível sem a Química. O ensino dessa base de conhecimento está presente no Instituto Federal do Rio Grande Norte (IFRN), que forma profissionais graduados na Licenciatura para o mercado de trabalho.


Com oferta nos campi Apodi, Currais Novos, Ipanguaçu e Pau dos Ferros, a Licenciatura em Química tem como objetivo geral formar o profissional docente com um saber plural, constituído pela internalização de saberes da área específica, saberes pedagógicos e saberes experienciais.


O diretor geral do Campus Apodi, Francisco Damião Rodrigues, reflete sobre a relevância da oferta para a região de atuação da unidade: “a Licenciatura em Química tem uma grande importância para Apodi. É um curso que é ofertado desde o início do funcionamento do Campus, garantindo uma formação sólida a muitos jovens da região. São dezenas de egressos que hoje estão trabalhando na área ou dando continuidade aos estudos em programas de pós-graduação”.


O profissional formado poderá atuar em diversas áreas, como instituições de ensino, incluindo as de Educação Básica; indústrias químicas, petroquímicas, de alimentos e bebidas, de papel e celulose, de cerâmica, de fármacos, têxtil, de pigmentos e tintas, de plásticos e cimento; na área comercial, com vendas, representação e assistência técnica.


Transformação da matéria e transformação de vidas

"Transformar" é uma das especificidades que são aprendidas no ensino da Química, e tal aspecto é refletido não apenas no processo de ensino-aprendizagem, mas também da forma que a graduação vem impactando e transformando vidas de vários estudantes do IFRN.


Esse reflexo de evolução é uma das características da vida de Estefana Torres, que, assim como muitos, esteve na posição de estudante da Licenciatura e hoje colhe frutos. “Posso dizer que o IFRN mudou minha vida. Em 2009, ingressei na Licenciatura em Química, no Campus Apodi, minha cidade natal, tive uma ótima formação, excelentes professores e todo apoio acadêmico necessário para conclusão com êxito desta etapa. Assim que me formei, em 2014, ingressei na instituição como professora substituta, sendo três anos e meio no Campus da Zona Norte e um ano no Campus São Paulo do Potengi”, conta Estefana.


“Tive a alegria de retornar como aluna quando ingressei no mestrado em Educação Profissional, no Campus Natal-Central, em 2017. Minha história acadêmica e profissional é diretamente ligada a essa instituição que tanto admiro. Para completar minhas realizações profissionais, 2022 trouxe-me a agradável surpresa de mais um contrato como professora substituta, agora em casa: retorno ao Campus Apodi como professora substituta de Química. Minha felicidade é enorme por agora ser colega de trabalho dos meus ex-professores, pessoas que sempre admirei e me espelho como profissional. São mais de 12 anos de história e espero um dia ser professora efetiva dessa instituição”, conclui.


Acesse a página do curso para saber mais:

Licenciatura em Química no Campus Pau dos Ferros