Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SÉRIE: GRADUAÇÕES NO IFRN

Conheça o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Os analistas de sistemas estudam softwares e desenvolvem sistemas de informação para diversos setores de atividades

Publicada em 15/02/2022 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 07:03

Ofertado na modalidade presencial, curso possui duração de sete semestres.
Ofertado na modalidade presencial, curso possui duração de sete semestres.

Por Amanda Macêdo,
estagiária do Núcleo de Jornalismo (Nujor) da Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce) da Reitoria do IFRN.



O Curso Superior de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) é uma das opções de graduação dos campi Natal-Central, Nova Cruz e  Pau dos Ferros do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Formando profissionais que projetam, analisam e implantam sistemas computacionais de informação através do raciocínio lógico e da utilização de linguagens de programação, em Pau dos Ferros o curso é coordenado pelo professor Irlan Moreira e possui nota 4 de 5, segundo a avaliação de qualidade do Ministério da Educação (MEC).


Em sua apresentação no Projeto Pedagógico do Curso, aprovado em 2012, a inclusão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no  Campus se fez necessária pois  “no âmbito do estado de Rio Grande do Norte, a oferta do curso ocorre em meio a um acelerado processo de desenvolvimento de uma sociedade, denominada sociedade da informação, onde passamos a usar e depender cada vez mais de serviços oferecidos por uma variedade de sistemas informatizados”.
Com a duração de três anos letivos, a base de conhecimentos científicos e tecnológicos deverá capacitar o profissional para conhecer as principais ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. O curso de ADS instiga estudantes a desenvolver um papel fundamental na busca de soluções e otimização, através da capacidade de compreender o processo de construção e reconstrução do conhecimento no domínio de softwares.


Profissionais formados nessa graduação devem ser capazes de processar informações, além de ter iniciativa, autonomia, responsabilidade e saber trabalhar em equipe. Sabendo disso, o estudante Alex Correia, de 17 anos, realizou o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com a intenção de conseguir uma vaga no curso. Ele conta que a decisão para a escolha de Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi motivada por influência familiar, principalmente do seu irmão, que hoje é formado na área. “Eu o via programando e achava sempre o máximo. Espero aprender tudo o que eu puder sobre programação e ser capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico junto a outros profissionais, é o rumo que quero tomar”,  relata.


Segundo o coordenador, o curso de ADS tem grande relevância tanto no cenário nacional, quanto no local. “O mercado de trabalho vem se expandido há tempo, porém com o crescente uso do home office, a demanda por profissionais aumentou. Hoje, nossas alunas e alunos, antes mesmo de concluir o curso, têm ingressado no mercado de trabalho”.


Atualmente, a matriz curricular do curso é organizada por semestres, com 2.040 horas destinadas às disciplinas que compõem os núcleos politécnicos, 154 horas destinadas a Seminários curriculares e 400 horas destinadas à prática profissional, totalizando a carga horária de 2.594 horas. Dentro da grade curricular são oferecidas disciplinas como Línguas, Metodologia da Ciência, Empreendedorismo, Redes de Computadores, Arquitetura de Software e Web Design.


Acesse a página do curso para saber mais:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Campus Pau dos Ferros