NEGEDI promove curso de Letramento Étnico-racial para formação docente

Aula inaugural acontece no dia 10 de julho e conta com transmissão pelo YouTube

Publicada por Davi Silva em 06/07/2023 Atualizada há 10 meses, 2 semanas

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Gênero e Diversidade (NEGEDI) está oferecendo o projeto de extensão intitulado "Letramento Étnico-racial: Tecendo saberes, experiências e conhecimentos necessários para a formação docente na perspectiva das Políticas de Ações Afirmativas", que ocorrerá entre os meses de julho a dezembro.

O principal objetivo do projeto é promover a capacitação de professores e estudantes das licenciaturas da rede pública, ofertando o acesso a conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas relacionadas às relações étnico-raciais. O curso visa fortalecer a formação continuada dos professores e a formação inicial dos futuros docentes, bem como reafirmar um compromisso com o fortalecimento da educação antirracista e não discriminatória nas escolas. As temáticas abordadas no curso estão fundamentadas em educação, gênero, etnia, diversidade e relações étnico-raciais, com ênfase nas legislações 10.639/2003 e 11.645/2008, além de referências decoloniais e afrocentradas.

A aula inaugural do curso, intitulada "Pedagogia das confluências: ações educacionais para efetivação de uma educação pluriversal e antirracista", será realizada de forma híbrida. O evento ocorrerá no Miniauditório do Bloco C do Campus Natal Central, enquanto a transmissão ao vivo será disponibilizada no canal do YouTube do NEGEDI.

Embora as transmissões sejam abertas ao público interessado na temática, é importante frisar que apenas os participantes selecionados pela coordenação do projeto, por meio de divulgação e inscrição nas redes sociais do NEGEDI, receberão o certificado de participação.

Acesse:

Canal no YouTube do NEGEDI