Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Jogos Intercampi Estudantis 2026

Intercampi inicia fase final estadual em Natal

Cerca de 1.200 participantes disputam onze modalidades até sábado (29); programação inclui Festival Paralímpico

Publicada por Romana Xavier em 25/08/2026 Atualizada em 25 de Agosto de 2026 às 22:42

A fase final estadual dos Jogos Intercampi Estudantis 2026 começou nesta segunda-feira (24), no Campus Natal-Central. A cerimônia de abertura reuniu delegações dos campi e marcou o início da programação que segue até sábado (29), em Natal.

Cerca de 1.200 pessoas participam desta edição, entre estudantes-atletas, equipes técnicas, coordenações e equipes de apoio. A edição de 2026 adotou uma nova organização para a etapa classificatória, realizada nos campi Apodi, Caicó e Parnamirim. As delegações classificadas participam agora da etapa estadual, concentrada em Natal.

Abertura

Durante a cerimônia, as delegações desfilaram pelo ginásio do Campus Natal-Central. A programação incluiu a execução do Hino Nacional, o acendimento da chama dos Jogos e o juramento de atleta.

Os professores Renier Dantas, Bete Sobral e José Arnóbio deram as boas-vindas às delegações dos campi. Na sequência, foi declarada oficialmente aberta a edição de 2026 dos Jogos Intercampi.

A estudante-atleta Anny Amorim participou do momento simbólico da tocha. O juramento foi conduzido pela estudante Júlia Moreno de Lima Bessa.

A cerimônia contou ainda com apresentação do Grupo de Estudos do Movimento SentirArte, do Campus Ceará-Mirim, que desenvolve uma proposta inclusiva de ginástica para todos.

Competições

As modalidades coletivas da fase final são basquetebol feminino e masculino, futebol de campo masculino, futsal feminino e masculino, handebol feminino e masculino, voleibol feminino e masculino e vôlei de praia feminino e masculino. Nas disputas individuais, a programação reúne atletismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez, com provas femininas e masculinas.

Atletismo, judô e natação são realizados apenas na fase final estadual. As competições ocorrem em diferentes espaços esportivos de Natal, com concentração de parte das atividades no Campus Natal-Central.

Inclusão

A programação inclui ainda o Festival Paralímpico, destinado à participação de estudantes com deficiência. A atividade contempla provas adaptadas de atletismo e natação e integra as ações voltadas à ampliação da participação de estudantes nas atividades esportivas dos Jogos. Os Jogos seguem até sábado (29), quando serão realizadas as últimas finais. O encerramento está previsto para as 14h.

Palavras-chave:
IFRN Evento CNAT Jogos Intercampi 2026

Notícias relacionadas