Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SIMPÓSIO INTERNACIONAL

IFRN integra Simpósio Internacional sobre Corpo, Educação e Cultura do Movimento

Evento acontece entre 7 e 9 de novembro na Casa Ribeira e no Departamento de Educação Física da UFRN.

Publicada em 06/11/2018 Atualizada há 1 ano

Inscrições pelo SIGAA

O IV Simpósio Internacional Franco-Brasileiro "Corpo, Educação e Cultura do Movimento", que faz parte do acordo de cooperação internacional entre o IFRN, a UFRN e as Universidade de Montpellier e Paris Descartes, acontecerá paralelamente ao V Colóquio Internacional Corpo e Cultura do Movimento. O evento será realizado entre os dias 07 e 09 de novembro na Casa Ribeira e no Departamento de Educação Física da UFRN.

O tema objetiva congregar estudos, pesquisas e debates em torno da questão da imagem corporal e percepção de si e do outro. Serão trazidas questões de educação, fenomenologia, psicanálise e educação física, para refletir relações entre o corpo, a subjetividade e intersubjetividade das experiências vividas em contextos sociais, artísticos, clínicos, entre outros.

Avelino Lima Neto, 32, professor de Filosofia do Campus Canguaretama - IFRN, estuda a área sistemática do corpo em seu mestrado e doutorado, e é membro do comitê organizador e mediará a mesa-redonda “Corpo e Cultura do movimento”. Avelino conta que a importância do Colóquio é fundamental para dar visibilidade às instituições envolvidas e aos trabalhos realizados: “ele dá visibilidade internacional aos excelentes trabalhos desenvolvidos por nós em nossas instituições e realizarmos importantes intercâmbios de conhecimentos, metodologias, bibliografias e outras possibilidades de parcerias de pesquisa em âmbito internacional”. 

O professor também destaca uma peculiaridade do evento - que é a celebração dos 5 anos de existência do Grupo de Pesquisa Estesia, do qual vários servidores do IFRN fazem parte e no qual realizaram seus percursos de pós-graduação. Petrucia Nóbrega, 50, que coordena juntamente com o professor Avelino a coleção corpo e educação junto a editora do IFRN, também participará do Simpósio como Coordenadora Geral. Ela conta que a expectativa está alta e deverá abranger “Bons debates, bons encontros, difusão e partilha do conhecimento”. 

Poderão estar participando estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais interessados na temática. Os interessados devem se inscrever até o dia 07 de novembro através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu, devem validar sua inscrição através de envio de comprovantes de matrícula para o e-mail:inscricaocoloquiocorpo2018@gmail.com

Para mais informações, basta conferir o site oficialdo evento ou ligar no telefone: (84) 3215-3451.

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas