Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SISU

Conheça o curso de Licenciatura em Geografia

Curso é ofertado pelo Campus Natal-Central, formando profissionais aptos para atuarem no processo educacional brasileiro

Publicada em 16/02/2022 Atualizada há 1 ano, 1 mês

 Por Ramon Soares 

O curso de Licenciatura em Geografia é um dos cursos superiores ofertados pelo Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e possui nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que possui nota máxima 5. A graduação é responsável por formar profissionais aptos ao desenvolvimento de aulas de Geografia na educação básica.

Estudantes do Curso de Licenciatura em Geografia ainda possuem a chance de atuar no reconhecimento, levantamento, planejamento e pesquisa nas áreas de Geografia Física e Geografia Humana. Além disso, também, existe a possibilidade do desenvolvimento de projetos de pesquisas da Geografia e da educação brasileira, aumentando as possíveis áreas de atuação do profissional formado. 

O curso possui duração de oito períodos, divididos em quatro anos, e em sua grade curricular constam disciplinas como Organização e Gestão da Educação Brasileira, Geografia Econômica, Teoria e Método da Geografia, Geografia Política, Geologia, Geografia da População e Geomorfologia. 

Consolidando seu importante papel formador de profissionais preparados, a graduação completará 20 anos em 2022 e é responsável pela formação de inúmeros professores de Geografia do estado. 

Infraestrutura e qualidade 

Alian Paiva de Arruda do Nascimento, professora e coordenadora do curso, acredita que o corpo docente, somado à infraestrutura do curso, é responsável pela formação completa dos estudantes. “A formação dos alunos é resultado do trabalho conjunto de um corpo docente de mestres e doutores na área, em parceria com a equipe técnica-pedagógica e com uma infraestrutura de laboratórios específicos e aulas de campo”, disse.

A coordenadora ainda contou que os estudantes, ao longo de todo o curso, têm a oportunidade de experienciar a sala de aula através de atividades como o Estágio Supervisionado e o Programa de Iniciação à Docência, fortalecendo e fomentando o processo de formação dos discentes. 

João Correia Júnior, professor do curso de Licenciatura em Geografia, afirma que a graduação possibilita a construção de uma educação de qualidade e possibilita oportunidades únicas aos estudantes. “Existem oportunidades de envolvimento com a Pesquisa e Extensão, perfazendo uma formação docente integral que agrega as diversas tecnologias importantes na melhoria da qualidade do ensino”, declarou. 

O professor João Correia aproveitou para fazer uma convocação: “Pessoas interessadas podem vivenciar uma experiência ímpar, pautada na compreensão das diversas faces do espaço geográfico balizadas pelo espírito colaborativo. Venham estudar conosco”, convidou. 

 

 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas