Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

OBG 2026

CNAT conquista 49 medalhas na Olimpíada Brasileira de Geografia 2026

Equipe Flor de Tangerina alcançou o 2º lugar geral no Rio Grande do Norte e representará o estado na etapa nacional, em Campinas (SP)

Publicada por Romana Xavier em 08/09/2026 Atualizada em 8 de Setembro de 2026 às 21:49

Estudantes do Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) conquistaram 49 medalhas na 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) 2026. Ao todo, 73 equipes do Campus participaram da competição, que reuniu estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

Entre os resultados do CNAT, a equipe Flor de Tangerina conquistou o 2º lugar geral no Rio Grande do Norte e o 1º lugar entre as instituições federais participantes no estado. Com o resultado, o grupo garantiu vaga na etapa nacional presencial da OBG, prevista para a última semana de novembro, em Campinas (SP).

A equipe é formada pelas estudantes Karen Paula Carolino dos Santos, Rebeca Paiva de Aquino e Pietra Bezerra Penha e tem orientação da professora Cristina Cavalcanti.

Participação na olimpíada

A edição de 2026 da OBG contou com três fases estaduais realizadas de forma on-line entre os dias 4 e 19 de agosto. Os resultados foram divulgados em 1º de setembro, com a definição das equipes classificadas para a etapa nacional.

No Campus Natal-Central, as equipes participantes foram orientadas pelos professores Cristina Cavalcanti, Suzane Lins e Francisco Ednardo. A preparação e o acompanhamento dos estudantes também contaram com a participação voluntária de alunos da Licenciatura em Geografia e de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que atuaram como monitores.

“Essa conquista é resultado do empenho, da dedicação e do compromisso das estudantes, mas também de um trabalho coletivo que envolve professores, monitores e toda a comunidade escolar. A Olimpíada possibilita aos nossos estudantes vivenciar a Geografia para além dos conteúdos trabalhados em sala de aula, desenvolvendo a capacidade de analisar, interpretar e compreender criticamente o espaço geográfico”, afirma a professora Cristina Cavalcanti.

A atuação dos estudantes da Licenciatura em Geografia e dos bolsistas do PIBID durante a competição também possibilitou a aproximação entre a formação acadêmica e a prática escolar, por meio das atividades de acompanhamento, orientação e mediação da aprendizagem junto às equipes.

Etapa nacional

Com a classificação da Flor de Tangerina, Karen Paula, Rebeca Paiva e Pietra Bezerra representarão o IFRN e o Rio Grande do Norte na etapa presencial nacional da competição. Para viabilizar a participação das estudantes em Campinas, o Campus Natal-Central busca apoio institucional e parcerias para o deslocamento da equipe.

Realizada desde 2015, a Olimpíada Brasileira de Geografia é organizada por uma comissão formada por professores de universidades brasileiras, entre elas a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A iniciativa busca valorizar a ciência geográfica no ambiente escolar e estimular o pensamento crítico, a análise de fenômenos geográficos, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de práticas de ensino.

A participação do CNAT na edição de 2026 envolveu 73 equipes e resultou na conquista de 49 medalhas, além da classificação da equipe Flor de Tangerina para a fase nacional da competição.

Palavras-chave:
IFRN OBG 2026 Resultados CNAT

Notícias relacionadas