PRÊMIO
Aluno do CNAT premiado em concurso de Astronomia visita o telescópio SOAR, no Chile
O concurso selecionou a melhor proposta de objeto astronômico para ser observado e fotografado pelo telescópio SOAR
Publicada em 27/06/2014 ― Atualizada há 1 ano, 5 meses
O aluno do curso técnico de Informática, Danilo de Oliveira Imparato, ganhador do concurso de Astronomia “Imagem de seu Objeto Astronômico Favorito com o Telescópio SOAR”, viajou ao Chile para visitar as instalações do telescópio SOAR, localizado em Cerro Pachón, uma montanha dos Andes Chilenos. A visita também se estendeu ao observatório GEMINI, cujo telescópio é o maior do planeta.
Danilo Oliveira viajou acompanhado do professor de Física do CNAT, Antônio Araújo e do professor e Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia, João Batista Canalle, patrocinador da premiação.
A galáxia escolhida por Danilo para ser fotografada foi a NGC 1232. O aluno disse que a escolheu por estar dentro do limite estabelecido no regulamento do concurso e por ela possuir uma vista cósmica impressionante.
Além da premiação com a viagem ao Chile, o aluno poderá auxiliar os astrônomos do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), remotamente, na sede em Itajubá-MG, no dia em que a galáxia NGC 1232 for fotografada. O Campus Natal Central receberá um quadro com a imagem impressa da galáxia e a visita de um astrônomo do LNA, que fará uma palestra.
O concurso foi promovido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (Ministério da Ciência e Tecnologia) em parceria com a OBA e a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).
- Palavras-chave:
- ensino