Hora do Lanche

Ação educativa promovida pela COADES visa cidadania e respeito entre os alunos

Intervenção realizada busca levar alunos a empatia e ética na convivência entre os pares

Publicada por Romana Xavier em 19/06/2023 Atualizada há 11 meses

Aconteceu na última quinta-feira, 15/06, uma ação educativa, promovida pela Coordenação de Assistência Estudantil do Campus Natal-Central. A iniciativa foi planejada, em prol da organização das filas de alunos, na hora do lanche, durante o intervalo das aulas do CNAT.

Segundo uma das organizadoras da ação, a servidora Valiene Oliveira, a intervenção surgiu diante da necessidade por parte da postura de alguns: “O momento do lanche é muito importante para os estudantes alimentarem-se de forma saudável e equilibrada, além de socializarem-se com os colegas. No entanto, alguns estudantes têm tentado burlar a fila do lanche, para ganhar tempo ou vantagens sobre os outros. Isso é um problema! Pois, além de ser desrespeito com os colegas que esperam pacientemente na fila, gera desorganização e confusão na hora de pegar o lanche, além de atraso no retorno às aulas”.

Diante do contexto, a COADES estabeleceu as seguintes normas de conduta: Planeje o horário do lanche com antecedência; Respeite a ordem de chegada dos colegas; Escolha o lanche com rapidez e eficiência; Consuma seu lanche com calma, mas tenha empatia com quem espera para usar o refeitório; Jogue o lixo no local adequado e mantenha o ambiente organizado e Volte para a sala de aula no horário estabelecido.

A servidora Valiene Oliveira enfatizou sobre os efeitos negativos do desrespeito à ordem da fila: “É importante saber que burlar a fila do lanche é proibido e essa atitude tem consequências negativas. Quem burla a fila do lanche pode ser advertido e ainda passa por constrangimento desnecessário. Além disso, quem desrespeita as regras pode perder o respeito e a confiança dos colegas por se sentirem injustiçados ou magoados”.

A campanha teve adesão da maioria dos alunos.

CNAT
Respeito