Premiação
Equipe do Campus Mossoró participa de competição nacional de foguetes no Rio de Janeiro
Estudantes obtiveram o primeiro lugar na 89ª Jornada de Foguetes, realizada entre 24 e 27 de agosto
Publicada por Rayssa Jales em 09/09/2026 ― Atualizada em 9 de Setembro de 2026 às 08:59
Estudantes do Campus Mossoró do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participaram da 89ª Jornada de Foguetes, realizada entre os dias 24 e 27 de agosto, no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. A equipe obteve o primeiro lugar na competição e recebeu o troféu destinado ao grupo campeão da edição.
A turma foi acompanhada pelo professor de Física Marcelo Coelho e participou da Jornada após classificação obtida a partir dos resultados da 20ª Olimpíada Brasileira de Foguetes (Obafog). Em 2026, a 89ª Jornada correspondeu à Turma 4 do Ensino Médio e reuniu equipes classificadas para a etapa nacional.
Preparação
A participação na competição envolve um processo de preparação com experimentação, testes e aperfeiçoamento dos foguetes e das bases de lançamento. As atividades permitem aplicar conhecimentos trabalhados em sala de aula à resolução de problemas relacionados à construção e ao desempenho dos projetos.
Na modalidade disputada pela equipe do Campus Mossoró, os foguetes são confeccionados com garrafas PET e utilizam como sistema de propulsão a reação entre vinagre e bicarbonato de sódio. Durante a preparação e os lançamentos, são considerados fatores como pressão interna, massa do foguete, aerodinâmica, estabilidade, ângulo de lançamento e funcionamento do sistema de propulsão.
Jornada
A Jornada de Foguetes reúne estudantes de instituições de ensino de diferentes regiões do país para atividades de construção, apresentação e lançamento de foguetes. A programação também inclui palestras, oficinas e outras atividades relacionadas à astronomia, à astronáutica e à tecnologia aeroespacial.
A iniciativa integra as atividades da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e reúne equipes classificadas a partir dos resultados obtidos na Obafog. Nesta edição, participaram 75 equipes de instituições públicas e privadas de diferentes estados brasileiros.
Durante a Jornada, estudantes e docentes participam de atividades que articulam conteúdos de Física, Química, Matemática e Astronáutica com processos de experimentação, construção e avaliação dos projetos desenvolvidos pelas equipes.
- Palavras-chave:
- Jornada de Foguetes IFRN Campus Mossoró Premiação