PARCERIA

Alunos(as) e professores(as) do Campus Mossoró desenvolvem projetos em parceria com a empresa Mizu

Parceria com a Mizu oferece a oportunidade de prática profissional para 11 alunos do Campus

Publicada em 14/08/2020 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Visando o aperfeiçoamento da rede de ensino, conhecimento e encaminhamento ao mundo do trabalho, o Campus Mossoró do IFRN desenvolve 4 projetos práticos de aprendizagens, numa parceria com a empresa Mizu Cimentos Especiais, localizada no município de Baraúna/RN.

“O Campus Mossoró tem hoje 23 estudantes contratados por grandes empresas de Mossoró e região, através do Programa Jovem Aprendiz. Um programa que promove a inserção do aluno ao mundo do trabalho e contribui para a formação do profissional competente técnica e eticamente e dedicado às transformações da realidade, uma vez que minimiza as barreiras entre prática e teoria”, explica a Coordenadora de Extensão Sandra Pontes.

Nesse contexto, a coordenadora Sandra Pontes explana que a parceria com a empresa Mizu tem grande relevância, pois oferece a oportunidade de prática profissional para 11 alunos do nosso Campus e com perspectiva de novos contratos periodicamente.

Para além das atividades práticas previstas para o programa, os 11 aprendizes (alunos dos cursos de Edificações, Eletrotécnica, Informática e Mecânica), 9 professores orientadores e 4 empregados monitores dos setores de Engenharia Mecânica, Controle de Qualidade, Tecnologia da Informação e Instrumentação, da Mizu Cimentos desenvolvem projetos que atendem demandas reais da empresa, conforme o conhecimento técnico ministrado nos respectivos cursos.

Sobre o projeto elaborado pelo grupo de Edificações, a professora Rísia Amaral destaca o objetivo. “Temos como objetivo proporcionar ao aluno experiência em controle tecnológico e dosagem do concreto, juntamente com o conhecimento adquirido na empresa Mizu sobre química e microestrutura do cimento Portland”.

O projeto dos membros do curso de Eletrotécnica, coordenado pelo professor Jonathan visa o desenvolvimento de uma célula da carga pra pesagem de sacos de cimento.

Já o trabalho desenvolvido pela equipe do curso de Mecânica, tem como um dos coordenadores o professor Felipe Bento. “Propõe-se a construção de dois equipamentos mecânicos: um destalonador com acionamento hidráulico e a proteção mecânica nos rolamentos dos trituradores de pneus, com o objetivo de aumentar a eficiência das máquinas e equipamentos e consequente diminuição no número de paradas para manutenção”, relata o professor.

O aluno José Luan, do curso de Informática, explica que um dos objetivos do projeto é criar um software pra uma melhor administração para a oficina da empresa. Assim, o software irá armazenar as informações sobre os lubrificantes, pneus, combustível que serão utilizados nos caminhos da empresa.

"Acredito que essa experiência abrirá portas para minha carreira profissional, pois permite aprender coisas novas, através do programa Jovem Aprendiz, do IFRN e da empresa Mizu”, expressa José Luan.