OMIF

IFRN-Campus Macau participa da 1ª Edição da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF)

A olimpíada ocorreu entre os dias 18 e 21 de outubro de 2018 no IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho

Publicada em 29/10/2018 Atualizada há 1 ano

O IFRN-Campus Macau participou da 1ª Edição da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais(OMIF), realizada entre 18 e 21 de Outubro de 2018 no IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho.

O projeto nasce no "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa" como iniciativa de professores do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho; IFRN – Campus Natal-Central e IFSP – Campus São João da Boa Vista (Comissão e Colaboradores) e foi realizado em duas fases.

Na primeira fase houve participação de 150 Campi, totalizando 12300 alunos que realizaram as provas em seus respectivos Campi. Para a segunda fase foram classificados 347 alunos, sendo que 255 compareceram ao evento em Muzambinho-MG que contou, além da prova, com palestras, oficinas, minicursos e atrações culturais durante todos os dias de sua programação.

O IFRN-Campus Macau levou dois representantes, os alunos Reuel Diadson do Nascimento Oliveira e José Carlos de Andrade Vieira Júnior, acompanhados pelo Professor Vladiere Sousa Torres Oliveira. Enquanto IFRN foram 12 representantes discentes de 5 Campi, Macau, Apodi, Santa Cruz, São Paulo do Potengi e Natal Central, que retornaram com 08 medalhas: 01 Menção Honrosa, 02 Bronzes, 02 Pratas e 02 Ouros para Natal Central, 01 Bronze para Apodi.

Relato do aluno Reuel Diadson: "Quando eu fiz a prova da primeira fase eu nem imaginava tudo que ia acontecer. Eu fiz na esportiva, só por fazer. Aí então eu fiquei sabendo que eu tinha passado para a segunda fase, e que a segunda fase era em Minas Gerais. Sinceramente, na hora que me falaram eu duvidei. E daí em diante foram só novas experiências: Foi minha primeira viagem de avião, minha primeira vez em uma cidade realmente grande e quando cheguei lá conheci pessoas muito legais de todo o Brasil e que também gostavam de matemática. Foi uma grande oportunidade de melhorar meu conhecimento em matemática com os minicursos oferecidos. Infelizmente trouxe apenas uma medalha de participação dessa vez, mas voltei muito mais empolgado pelas coisas que aconteceram. Mal posso esperar pelo próximo ano, para ir e dessa vez trazer uma medalha."

Relato do aluno José Carlos: "Foi uma experiência incrível! Fomos bastante animados para fazer a prova da segunda fase mas nunca nem imaginamos tamanha vivência. Foi surpreendente conhecer diversas culturas e novos ambientes. Uma paisagem e clima surpreendentes, além de incríveis pessoas a qual tive a ilustríssima sorte de conhecer. Foi indescritível... "

Que venha a OMIF 2019!