Leitura e Conexões

Bingo Literário: Celebrando o Dia do Escritor com o Clube do Livro

Evento do Clube do Livro reúne estudantes e servidores em uma emocionante celebração literária, incentivando a leitura como chave para a expansão de conhecimento e a transformação social.

Publicada por Weynne Barbosa em 28/07/2023 Atualizada há 9 meses, 2 semanas

Ontem (27), a equipe "Clube do Fogo" realizou um bingo na comunidade escolar para promover o acesso ao livro, o direito à leitura e divulgar o clube como um espaço lúdico de aprendizagem e conexão com diversas áreas do saber. Afinal, leitores capacitados são necessários em todos os campos de produção do conhecimento, como profissional, técnico e científico. A arte de ler é a base para voarmos na formação de novos pesquisadores e pesquisadoras, capazes de transformar problemas em soluções, conforme os desafios do século XXI.

A leitura instiga e trabalha nossa plasticidade emocional e cerebral, permitindo-nos lidar com os obstáculos tanto micro quanto macro impostos pela realidade local e nacional. Alguns pensam que ler pertence a caixas fechadas, mas estão enganados. Ler é, na verdade, abrir as caixas do conhecimento e produzir saberes que transcendem o determinismo da negação da arte, permitindo que os sujeitos imaginem novas comunidades onde viveremos com qualidade, plenos direitos e uma consciência coletiva libertadora de paradigmas de exclusão.

Exercitar a cidadania por meio da leitura é tomar para si o direito de escrever nossas histórias com mais autonomia, autogestão, empoderamento e plenitude de vida. Celebrar a escrita dos artistas, lendo e jogando, é experimentar as textualidades da existência com nossas subjetividades.

Assim, para nós, reacender o Dia Nacional do Escritor(a) dessa maneira coloca em cena profissionais imprescindíveis que desenvolvem a cultura, as mentalidades e as aprendizagens de todas as naturezas e campos do pensar e agir das esferas da sociedade. A data de 25 de julho foi escolhida e designada para homenageá-los em 1960, durante o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela UBE (União Brasileira de Escritores).

Nessa perspectiva consciente, vestimos a camisa do clube, presenteando os participantes do bingo, que contou com a intensa participação dos estudantes e servidores do campus. Durante o evento, sorteamos uma camisa literária e dois livros: "A Culpa é das Estrelas" (John Green) e "Pra Você que Sente Demais" (Victor Fernandes), além de chocolates. Como diz a canção "Livros" de Caetano Veloso: os livros são objetos transcendentes e devemos amá-los, cultivá-los; são radiação de um corpo negro apontando para a expansão do universo. Poeticamente, o artista fala das ações que o Clube realiza na prática, acolhendo uns aos outros por meio da doação da leitura.

O mágico e desafiador é "escreviver", como a escritora Conceição Evaristo anuncia em sua obra, juntos a essas histórias únicas e coletivas de despertar.